Ferrari e McLaren estão ainda mais na frente dos adversários

liviooricchio

24 de janeiro de 2008 | 18h33

Olá amigos. Fiz agora aqui na redação, rapidamente, a compilação dos tempos dos três dias de treinos no circuito Ricardo Tormo (4.005 metros), no município de Cheste, próximo a Valência. Como nos outros dias, mais tarde ou amanhã coloco no ar um comentário sobre o resultado do ensaio geral.

Os melhores tempos, dia em que obteve, número de voltas nos três dias e quilômetros percorridos

1º Kovalainen (McLaren MP4/23),1min11s000 (4ª feira), 281 v, 1.125 km
2º Raikkonen (Ferrari F2008),1min11s189(5ª feira), 296 v, 1.185 km
3º Massa (Ferrari F2008), 1min11s662(4ª feira), 274 v, 1.097 km
4º Nakajima (Williams FW30-Toyota), 1min11s97(5ª feira), 116 v, 464 km
5º Hamilton (McLaren MP4/23), 1min11s994 (5ª feira), 199 v, 796 km
6º Kubica (BMW F1.08), 1min12s095 (5ª feira), 207 v, 829 km
7º Trulli (Toyota TF108), 1min12s109 (5ª feira), 261 v, 1.045 km
8º Alonso (Renault R28), 1min12s360 (4ª feira), 283 v, 1.133 km
9º Webber (Red Bull RB04-Renault), 1min12s594 (4ª feira), 102 v, 408 km

Nelsinho Piquet (Renault R28), 1min12s973 (5ª feira), 89 v, 356 km
Rubens Barrichello (Honda RA 108), 1min14s588 (4ª feira), 36 v, 144 km

A grosso modo: a pré-temporada começou como terminou o campeonato de 2007, com Ferrari e McLaren na frente e muito próximas. A BMW continua a terceira força, mas ao menos neste momento mais distante de Ferrari e McLaren.

Se a prova de Melbourne fosse no fim de semana, é bem provável que Ferrari e McLaren impusessem diferença de tempo maior das estabelecidas no fim de 2007 para as demais equipes, com exceção da Williams, que dá sinais de ter avançado significativamente. Se tiver dinheiro, poderá andar junto ou na frente da BMW no início do Mundial.

O modelo R28 da Renault não nasceu rápido como o FW30 da Williams, por exemplo. Alonso e Nelsinho têm muito trabalho pela frente. A Toyota evoluiu ao longo do ensaio, mas o tempo de hoje de Trulli pode ser artificial. Também era de se esperar que o RB04 da Red Bull deixasse a fábrica mais veloz. Não foi o caso.

Os dois dias de testes do novo modelo da Honda também não foram entusiasmantes. Em princípio, o RA 108 preocupa como o TF108 da Toyota. Não dá para afirmar nada ainda categoricamente, por favor, mas já dispomos de algumas referências importantes para permitir a projeção acima. Semana que vem tem mais, em Barcelona.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.