PUBLICIDADE

Hamilton, outro show no molhado

Por liviooricchio
Atualização:

Reportagem de F-1: Hamilton, outro show no molhado GP da Itália Livio Oricchio, de Monza

PUBLICIDADE

Início Quinta-feira Lewis Hamilton lançou sobre si a ira não só da torcida italiana como até mesmo de alguns pilotos, ao afirmar ser mais capaz de Kimi Raikkonen no molhado. Ao menos ontem, no GP da Itália, provou ser mesmo. E talvez pudesse até pensar, mas nunca dizer, ser brilhante no asfalto com pouca aderência. "Eu acredito que poderia ter vencido tendo largado da 15ª colocação", disse o piloto da McLaren.

Sua progressão foi notável: na 24ª volta era já o segundo colocado, com os pit stops que alguns pilotos que estavam a sua frente na corrida. Tá certo que algumas manobras mereciam uma reprimenda dos comissários senão uma punição, a exemplo de quando ultrapassou Timo Glock, da Toyota, na 15ª volta, lançando o alemão para fora do asfalto, a cerca de 280 km/h. Por sorte Glock retomou o controle do carro.

Fora esses comportamentos por demais agressivos, seu talento natural lembra demais o de Ayrton Senna no molhado. Não fosse São Pedro tirar a tarde de folga e interromper a chuva, com muita probabilidade Hamilton chegaria em segundo. Como a estratégia de Massa e até sua menor habilidade na chuva, se comparado a Hamilton, não lhe daria mais do sexto lugar mesmo, a situação no campeonato seria distinta da de hoje.

"No molhado eu estava realmente veloz, mas no seco meus pneus se deterioraram rápido e tive até de me defender de um ataque de Mark Webber (Red Bull)", explicou Hamilton. A McLaren tem a seu favor além do talento do piloto um carro equipado com eletrônica capaz de responder melhor à falta de aderência.

Publicidade

Mais: o chassi aquece mais rápido os pneus e os faz perder menos temperatura quando começa a chover. Não acabou: Hamilton adotou acerto que o favorecia ser mais rápido no molhado, em especial a altura do assoalho. Tudo isso somado ajuda a explicar o impressionante e belíssimo ritmo de Hamilton, ontem, até a troca dos pneus de chuva, na 36ª volta de um total de 53. "Ao menos me mantive na liderança do campeonato", afirmou. FIM

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.