PUBLICIDADE

Notas desta sexta-feira, dia 4, aqui do circuito de Sakhir, em Bahrein

Por liviooricchio
Atualização:

04/IV/08 GP de Bahrein Livio Oricchio, de Manama

PUBLICIDADE

Início Hoje, a partir das 8 horas, horário de Brasília, 14 horas local, será disputada a sessão classificatória do GP de Bahrein. Ontem a FIA decidiu impor velocidade mínima na última parte do treino, onde estão na pista os dez mais velozes. Será cronometrado o tempo dos pilotos num trecho entre o final da reta dos boxes, 50 metros antes da curva 1, e depois da curva 15, a última. Quem exceder 1min39s será punido. O objetivo é fazer com que os pilotos não regressem lentamente para os boxes a fim de economizar gasolina, colocando em risco quem vem na volta lançada.

Felipe Massa reagiu asperamente quando lhe perguntaram se o ótimo trabalho de ontem nos dois treinos livres, em que foi sempre o mais veloz, 1min31s420, sem um único erro sob condições de pista difíceis, era uma resposta às más atuações na Austrália e Malásia. "Não devo responder nada a ninguém. Apenas começamos bem a prova e minha Ferrari parece bem acertada, até porque já treinamos aqui." O líder do Mundial, Lewis Hamilton, da McLaren, errou e bateu forte no fim da sessão, mas não se feriu. Deve se classificar, hoje, com o carro reserva.

Nelsinho Piquet, da Renault, demonstra maior confiança a cada dia. Ontem obteve um bom décimo tempo no combinado entre a sessão da manhã e da tarde, 1min33s247. "Progredimos do começo ao fim, hoje, mas o desgaste dos pneus traseiros é grande. Se não melhorarmos nosso acerto, disputaremos uma corrida mais difícil que na Malásia." Lá acabou em 11º. Já os problemas de Rubens Barrichello, 16º com a Honda, foram os freios.

A brincadeira tende a crescer. Seus líderes são Fernando Alonso e Robert Kubica. Os dois mais Giancarlo Fisichella, Rubens Barrichello e Adrian Sutil costumam reunir-se para jogar pocker. Kubica teve de se explicar no aeroporto de Bahrein por qual motivo tinha uma maleta de fichas e baralhos tão sofisticados. Alonso já combinou com Kubica: a fim de evitar perda de tempo nos deslocamentos, ambos procurarão instalar-se no mesmo hotel a partir de agora. As apostas são baixas. Quem mais perde deixa 500 euros no jogo.

Publicidade

O delegado médico do GP do Brasil de Fórmula 1 e do corpo médico da FIA, doutor Dino Altmann, realizou palestras em Bahrein a convite da entidade. Primeiro sobre a padronização no atendimento do pessoal de pista, no centro médico, no transporte ao hospital e depois na internação também. Depois, a respeito de traumatismo toráxico. O presidente do Institute Council for Motorsport Safety (ICMS), o equivalente médico da FIA nos Estados Unidos, Hugh Sculy, ficou tão impressionado com a metodologia que convidou Altmann para palestra em Indianápolis.

FIM

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.