Tudo certo (quase). Mundial de 2010 deverá ter 13 equipes.

liviooricchio

29 de maio de 2009 | 18h35

29/V/09

Primeiro foi a Williams, segunda-feira, E nesta sexta-feira as demais nove equipes que disputam a Fórmula 1. Todos estão inscritos no campeonato de 2010. Mas a Fota, a associação dos times, condicionou a presença à aceitação da sua proposta de redução de custos para os próximos três anos, sem o limite orçamentário de £ 40 milhões (cerca de R$ 130 milhões), exigido pelo presidente da FIA, Max Mosley. E mais: garantias de que as mudanças de regulamento sejam discutidas entre todos e não mais impostas pela FIA, à revelia das escuderias.

Dia 12, Mosley vai anunciar as equipes que vão disputar a Fórmula 1 na próxima temporada. Há quatro novas e apenas três vagas: USF1, Campos, Prodrive e Lola. É o prazo da Fota também para que tudo seja definitivamente esclarecido. E deverá ser. As negociações entre os representantes da Fota e Mosley, em Mônaco, visavam a uma solução de compromisso entre as duas propostas de conter despesas. O próprio presidente da FIA manifestou-se, no principado, concordando com o prorrogamento da adoção do teto de investimento.

Em resumo, as regras da Fórmula 1 em 2010 serão, em essência, as deste ano, mas sem o reabastecimento de combustível, algo desejado pelas próprias equipes. Com um orçamento de 120 milhões de euros (R$ 330 milhões) será possível lutar pelas vitórias. Estão fora desse total o gasto com salário de pilotos e ações promocionais. O desenvolvimento dos motores, trabalho dos mais caros, permanece congelado.

Os termos da inscrição das nove equipes, hoje, representam uma grande notícia para a Fórmula 1. “Todos os times se comprometeram a permanecer na competição até o fim de 2012”, explicou uma fonte. Isso afasta, em princípio, a possibilidade de Toyota e Renault abandonarem a Fórmula 1, como se comenta. Mas ao mesmo tempo exige que Mosley volte a aceitar o mecanismo processual de alterações de regulamento, ou seja, as idéias são discutidas nos grupos técnico e esportivo de trabalho, depois pela Comissão de Fórmula 1 e finalmente o Conselho Mundial da FIA.

“Essa garantia consta no texto do novo Acordo da Concórdia”, explica a fonte. O acordo estabelece os direitos e obrigações das equipes, da FIA e do detentor dos direitos comerciais, Bernie Ecclestone. “Na área comercial praticamente já chegamos a uma solução que atenda a todos os interesses”, afirmou a fonte. A expectativa é de que dia 12 todos assinem a extensão do Acordo da Concórdia até o fim de 2012.

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