PUBLICIDADE

Vettel, invencibilidade à la Schumacher

11/IV/11

Por liviooricchio
Atualização:

Livio Oricchio, de Kuala Lumpur

PUBLICIDADE

  Antes de iniciar a entrevista com os três pilotos que foram ao pódio, domingo, no autódromo de Sepang, o coordenador da FIA disse a Sebastian Vettel, da Red Bull, o vencedor: "Parabéns, Seb, pela quarta vitória seguida". O jovem alemão, primeiro colocado nas duas etapas disputadas este ano, Austrália e Malásia, fez cara de não entender. "É? não fiz as contas." O atual campeão do mundo e líder destacado do campeonato vive um momento tão especial que já é comparado pela torcida a outro alemão: Michael Schumacher.

  Vettel vem mesmo de quatro vitórias seguidas na Fórmula 1. Ganhou no Brasil e em Abu Dabi, provas finais no ano passado, conquistou o título, e agora as duas primeiras também. Mas não fosse o motor quebrar na corrida da Coreia do Sul, antes de Interlagos, seriam na realidade seis vitórias seguidas, pois na etapa anterior à da Coréia do Sul, em Suzuka, no Japão, também deu Vettel.

   Em resumo: desde o dia 10 de outubro de 2010 que esse jovem de 23 anos, tão simples e sincero quanto competente, vem sendo visto, em especial pela torcida alemã, como eventual sucessor de Schumacher, por reunir muitas das suas qualidades técnicas, mas com algumas vantagens: começou a vencer os mundiais mais cedo, sugere ser mais maduro, não erra mais, e está na melhor equipe da Fórmula 1, onde trabalha o gênio de engenharia da competição, Adrian Newey. Não acabou: renovou seu contrato com a Red Bull até o fim de 2014 porque Newey lhe garantiu que também não sai.

  Na mesma entrevista da FIA, domingo, Jenson Button, da McLaren, segundo colocado, lembrou a Vettel: "Você já está 24 pontos na minha frente (50 a 26)". Mais uma vez o piloto da Red Bull demonstrou surpresa: "Você faz rápido as contas, hein? Eu não pensei nisso ainda. Aliás, estou procurando não ler nada desde Melbourne". Essa é sua tática, e pelo visto eficiente: isolar-se.

Publicidade

  Durante a corrida de Abu Dabi, no ano passado, necessitava vencer e torcer para Alonso se classificar de quinto lugar para trás para ser campeão. "Não fui informado pelo meu engenheiro do andamento da prova. Focalizei meu trabalho na pilotagem para vencer a corrida", contou. "Depois da bandeirada, meu engenheiro falou pelo rádio que talvez desse certo, referia-se a ser campeão, e de repente ouvi 'ok, ok, ok'. Por isso fiz aquela festa, não estava pensando no assunto", contou o alemão.

  Apesar de todos os predicados e excelentes perspectivas, o caminho ainda é longo para Vettel se aproximar das marcas estatísticas de seu ídolo, Schumacher. A analogia está mais, por enquanto, no coração do torcedor alemão. No quesito de vitórias seguidas, por exemplo, Schumacher tem uma série de sete, todas em 2004. O líder do ranking é Alberto Ascari, da Ferrari, que entre 1952 e 1953 venceu nove GPs na sequência.

 Mas o que mais será muito difícil para Vettel até mesmo igualar será o número de títulos, onde o atual piloto da Mercedes, aos 42 anos, reina absoluto: sete. No ranking da precocidade, contudo, Vettel já faz parte da história: o mais jovem a ser campeão do mundo, a vencer um GP, a chegar no pódio, a marcar pontos e a estabelecer pole position.

 A partir de sexta-feira, Vettel e Schumacher voltam às pistas, no primeiro treino livre do GP da China, terceira etapa do campeonato. Faz frio em Xangai, diferentemente da Malásia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.