Foto do(a) blog

Basquete, basketball, baloncesto...

Daryl Morey, o inquieto gerente geral dos Rockets

Quem já jogou pelo menos uma vez games de manager, seja de basquete ou de futebol, sabe que o legal é reformular o elenco, comprar, vender jogadores, reforçar o time, sem se preocupar muito em vencer os jogos.

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

O gerente geral do Houston Rockets, Daryl Morey, parece padecer deste problema. O dirigente não consegue ficar quieto na cadeira, sem mexer no elenco. E olha que o time do Texas faz boa campanha, com 20 vitórias e 14 derrotas, ocupando o 6º lugar na Conferência Oeste, o que lhe daria uma vaga nos playoffs.

PUBLICIDADE

A vítima mais recente foi o brasileiro/nova-iorquino Scott Machado. Após queimar US$ 8 milhões em salários para segurar o armador, que tinha um contrato parcialmente garantido, Morey decidiu dispensá-lo para abrir espaço no elenco para Patrick Beverley, que estava atuando no basquete russo.

Sem entrar no mérito de que foi justo, já que Scott Machado teve pouco tempo para provar seu valor (jogou apenas 21 minutos em seis jogos - média de 3,5 minutos, registrou 1,3 ponto e 1 assistência de média), o dirigente, muitas vezes, parece que não pensa muito mais de agir. É movido pelo impulso.

Antes do início da temporada, Morey fez tudo que poderia para tentar contratar Dwight Howard, mesmo sabendo que o pivô não tinha qualquer interesse de desembarcar em Houston. Se desfez do armador Kyle Lowry, que foi para o Toronto Raptors, e liberou nada menos do que Luis Scola, que foi para o Phoenix Suns.

Howard foi para o Los Angeles Lakers, e o dirigente saiu igual um maluco no mercado para contratar outra estrela para atuar ao lado de Jeremy Lin, outro jogador que ele desembolsou milhões de dólares para tirá-lo do New York Knicks. O armador recebe US$ 8 milhões por ano.

Publicidade

Pouco antes do início da temporada, Morey conseguiu uma megatroca com o Oklahoma City Thunder, recebendo o excelente James Harden. Neste caso, o dirigente acertou, já que o barbudo está levando o time nas costas, com médias de 26,4 pontos, 5,3 assistências e 4,2 rebotes.

Mesmo assim, não parou. As mudanças vão continuar. Morey não consegue ficar parado na cadeira, apenas curtindo o bom time que montou.

Ao brasileiro Scott Machado, última vítima, há como opção o retorno para a D'League (Liga de Desenvolvimento) e, quem sabe, ser contratado por outra equipe da NBA.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.