Em caso de classificação, seleção masculina de basquete já sabe quem vai enfrentar em Tóquio
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Em caso de classificação, seleção masculina de basquete já sabe quem vai enfrentar em Tóquio

Brasil, que vai disputar um pré-olímpico na Croácia, caiu no Grupo B, com Austrália e Nigéria, além do país que vencer o pré-olímpico de Belgrado

Marcius Azevedo

02 de fevereiro de 2021 | 16h13

A seleção brasileira masculina de basquete já sabe o caminho que terá pela frente se conseguir vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil ainda disputa o pré-olímpico de Split, na Croácia, que acontece entre os dias 29 de junho e 4 de julho, pouco antes da data prevista para o início da Olimpíada, em 23 de julho.

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) sorteou os grupos nesta terça-feira. Em caso de classificação, os brasileiros vão ficar na chave B, ao lado de Austrália e Nigéria, além da seleção que vencer o pré-olímpico de Belgrado.


Torneio masculino de Tóquio começa no dia 25 de julho. Foto: Fiba

No Grupo A estão Estados Unidos, Irã, França e o ganhador do pré-olímpico de Vitória, no Canadá. No C ficaram Argentina, Espanha, Japão e o vencedor do pré-olímpico de Kaunas, na Lituânia.

O formato com apenas três grupos é uma novidade para Tóquio. Na Olimpíada do Rio, em 2016, foram dois grupos de seis seleções e os quatro melhores avançavam às quartas de final. Agora os dois primeiros, além de dois melhores terceiros, se classificam. Depois disso, os confrontos são eliminados (quartas, semifinais e final), como aconteceu há quatro anos.

A seleção do técnico Aleksandar Petrovic terá um desafio complicado pela frente. O Brasil enfrenta Tunísia e Croácia na primeira fase, quando os dois melhores avançam para encarar os times do outro grupo (Alemanha, México e Rússia) pela semifinal. Apenas o campeão se garante nos Jogos Olímpicos.

Em Belgrado (Sérvia) jogam: República Dominicana, Nova Zelândia, Sérvia, Porto Rico, Itália e Senegal; em Kaunas (Lituânia), os lituanos entrarão em quadra contra Coreia do Sul, Venezuela, Polônia, Eslovênia e Angola. Em Vitória (Canadá), os canadenses terão pela frente Grécia, Canadá, Uruguai, República Tcheca e Turquia.

Vale lembrar que no feminino o Brasil não conseguiu se classificar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.