Marcius Azevedo
02 de fevereiro de 2021 | 16h13
A seleção brasileira masculina de basquete já sabe o caminho que terá pela frente se conseguir vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil ainda disputa o pré-olímpico de Split, na Croácia, que acontece entre os dias 29 de junho e 4 de julho, pouco antes da data prevista para o início da Olimpíada, em 23 de julho.
A Federação Internacional de Basquete (Fiba) sorteou os grupos nesta terça-feira. Em caso de classificação, os brasileiros vão ficar na chave B, ao lado de Austrália e Nigéria, além da seleção que vencer o pré-olímpico de Belgrado.
Torneio masculino de Tóquio começa no dia 25 de julho. Foto: Fiba
No Grupo A estão Estados Unidos, Irã, França e o ganhador do pré-olímpico de Vitória, no Canadá. No C ficaram Argentina, Espanha, Japão e o vencedor do pré-olímpico de Kaunas, na Lituânia.
O formato com apenas três grupos é uma novidade para Tóquio. Na Olimpíada do Rio, em 2016, foram dois grupos de seis seleções e os quatro melhores avançavam às quartas de final. Agora os dois primeiros, além de dois melhores terceiros, se classificam. Depois disso, os confrontos são eliminados (quartas, semifinais e final), como aconteceu há quatro anos.
Watch LIVE the Draw for the Olympic Basketball Tournaments! #Tokyo2020 #Basketball https://t.co/lO9zEal7SB
— FIBA (@FIBA) February 2, 2021
A seleção do técnico Aleksandar Petrovic terá um desafio complicado pela frente. O Brasil enfrenta Tunísia e Croácia na primeira fase, quando os dois melhores avançam para encarar os times do outro grupo (Alemanha, México e Rússia) pela semifinal. Apenas o campeão se garante nos Jogos Olímpicos.
Em Belgrado (Sérvia) jogam: República Dominicana, Nova Zelândia, Sérvia, Porto Rico, Itália e Senegal; em Kaunas (Lituânia), os lituanos entrarão em quadra contra Coreia do Sul, Venezuela, Polônia, Eslovênia e Angola. Em Vitória (Canadá), os canadenses terão pela frente Grécia, Canadá, Uruguai, República Tcheca e Turquia.
Vale lembrar que no feminino o Brasil não conseguiu se classificar.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.