A empreitada das equipes de futebol nas transmissões das partidas ao vivo em seu canais na web virou o tema do momento, principalmente pela exibição dos jogos pelo Campeonato Carioca, incluindo aquele que deu o título ao Flamengo sobre o Fluminense, na última quarta-feira. Neste aspecto, o esporte mais popular do Brasil está atrasado em relação ao basquete.
O NBB está na vanguarda das transmissões pela web, atingindo o ápice na temporada 2019-2020, com o modelo multiplataforma, com jogos sendo transmitidos pelo Facebook, Twitter e Twitch (plataforma de streaming), além claro de TV aberta (Band), TV fechada (ESPN e Fox Sports), além do DAZN (streaming fechada/OTT). A Liga de Basquete Feminino também transmite os jogos desde 2018.
"Nossa estratégia multiplataforma de distribuição de conteúdo vem sendo desenvolvida há muito tempo. Lá em 2014, já tínhamos uma preocupação com a qualidade da transmissão e como passar a mensagem aos fãs. Não basta ligar a câmera e jogar na internet. É preciso ter uma estratégia, pensar no conteúdo e no público que está em cada plataforma. Hoje, temos sete plataformas que transmitem o NBB e cada uma delas alcança um público distinto, e por isso, temos que saber dialogar com os fãs da melhor maneira possível em cada uma delas", afirmou Guilherme Buso, diretor de comunicação do NBB.
A primeira transmissão do NBB pela web foi em março de 2014, com o jogo da temporada 2013-2014, entre São José x Palmeiras. Foram apenas três partidas naquela primeira experiência. Na edição seguinte, o NBB já teve 40 jogos online, todos disponibilizados no site da Liga Nacional de Basquete.
Em junho de 2016, a LNB foi a primeira entidade esportiva brasileira a transmitir um jogo no Facebook, com a série final da Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB, com o confronto entre Vasco e Campo Mourão. Foram 88 mil usuários únicos.
O retorno desta transmissão fez o Facebook fechar uma parceria inédita com o NBB. Na temporada 2016-2017 foram 40 jogos exclusivos exibidos pela rede social.
Na edição seguinte, o Twitter também se tornou parceiro da LNB. Foi a primeira transmissão esportiva no Brasil na história da plataforma, e logo na estreia com o jogo entre Franca e Paulistano, foi alcançado o recorde de usuários únicos 116 mil.
Após o fim do contrato de 10 anos com o Grupo Globo, a LNB adotou o modelo multiplataforma para a temporada 2018-2019, fechando com seis parceiros: TV aberta (Band), TV fechada (ESPN, Fox Sports e Bandsports) e web (Facebook e Twitter).
A temporada de 2019-2020, que infelizmente foi abreviada por causa da pandemia do novo coronavírus, teve como novidade 100% dos jogos transmitidos ao vivo, após acordo com o DAZN, primeiro serviço de streaming de esportes ao vivo e sob demanda do mundo.
O NBB foi também a primeira no Brasil a fazer uma transmissão de um esporte tradicional na Twitch, plataforma dedicada principalmente ao eSports.
A audiência, claro, não se compara ao futebol por causa do interesse infinitamente maior, mas o NBB foi aumentando os números de usuários únicos por jogo, que registrou 31,7 mil na temporada 2016-2017 até alcançar 66,1 mil em 2019-2020.