Legado de Coach Pop para o basquete será eterno
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Legado de Coach Pop para o basquete será eterno

Dono de cinco títulos da NBA, treinador do San Antonio Spurs alcançou marca de mil vitórias em jogos de temporada regular

Marcius Azevedo

10 de fevereiro de 2015 | 08h01

O técnico Gregg Popovich acrescentou mais um recorde ao seu vitorioso currículo. Dono de cinco títulos da NBA, Pop agora é o nono treinador da história da liga norte-americana a conseguir mil vitórias em jogos de temporada regular.

A marca foi alcançada no triunfo de virada sobre o Indiana Pacers por 95 a 93, na noite de segunda-feira, no Bankers Life Fieldhouse. A franquia de Indianapolis vencia por 14 pontos de diferença antes do início do último quarto. A cesta da vitória foi de Marco Belinelli, a 2,1s do fim.

Pop se tornou apenas o segundo a conseguir o feito por uma mesma equipe. O primeiro havia sido Jerry Sloan, que ganhou 1.221 jogos com o Utah Jazz.

Outro detalhe: apenas Phil Jackson e Pat Riley atingiram a marca de mil vitórias com menos jogos do que o treinador do San Antonio Spurs.

O recordista de triunfos na história é Don Nelson, com 1.335.

Gregg Popovich alcançou mil vitórias na NBA (AFP)

Gregg Popovich alcançou mil vitórias na NBA (AFP)

No comando do San Antonio Spurs desde 1996 – foi assistente técnico no próprio Spurs e do Golden State Warriors -, Pop, claro, usou do habitual mau humor para comentar o recorde.

“Basta escrever o que tenho de dizer e então eu vou concordar com você”, afirmou Pop. “Basta escrever todas as coisas banais que cada treinador diz quando acontece alguma coisa assim e eu vou dizer: ‘Sim, eu disse isso'”

Em seguida, ele resumiu: “Estou aqui há muito tempo e eu tive bons jogadores.”

Tim Duncan é um desses bons jogadores. Draftado em 1997 na primeira posição, o pivô esteve presente em 929 vitórias das mil de Pop. O jogador também foi fundamental nas cinco títulos do treinador.

O técnico, claro, recebeu inúmeros elogios depois do recorde. Não há dúvida de que o legado de Coach Pop para o basquete será eterno.

Tudo o que sabemos sobre:

basqueteGregg PopovichNBASan Antonio Spurs

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: