PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Basquete, basketball, baloncesto...

Lillard diz que menosprezo motivou boa campanha do Portland

Equipe, que perdeu quatro titulares de uma temporada para outra, está na zona de classificação aos playoffs na concorrida Conferência Oeste da NBA

Por
Atualização:

Se tem um time na NBA que pode ser considerada a surpresa da temporada, esse com certeza é o Portland Trail Blazers. Depois de perder nada menos do que quatro atletas titulares, tudo levava a crer que a franquia seria coadjuvante ou até mesmo um saco de pancadas na disputada Conferência Oeste. Porém, passados mais de 60 jogos, a equipe se mantém na zona de classificação aos playoffs, à frente de times como o Houston Rockets e Utah Jazz. Um dos grandes responsáveis por tudo isso é o armador Damian Lillard, remanescente entre as estrelas recentes da equipe e que assumiu a responsabilidade de conduzir seus companheiros.

PUBLICIDADE

Aos 25 anos, Lillard já é um dos grandes armadores da NBA. Sexta escolha no draft de 2012, ele rapidamente se firmou como um dos principais jogadores dos Trail Blazers e, na primeira temporada, foi escolhido o calouro do ano. Após alguns anos conduzindo sua equipe a boas campanhas, foi surpreendido no início da atual temporada, quando atletas como LaMarcus Aldridge, Nicolas Batum, Wesley Matthews e Robin Lopez deixaram a franquia. Porém, em vez de desanimar ou até mesmo pedir para ser trocado, o armador renovou contrato e agora colhe os frutos de ter ficado em Portland. Para ele, um dos grandes motivos para o sucesso da equipe é que muita gente duvidou deles.

Damian Lillard é o destaque do Trail Blazers (Elise Amendola/AP) Foto: Estadão

"Normalmente, quando as pessoas são menosprezadas, elas levam isso para o lado pessoal e dizem 'bem, eu sou melhor que isso'. Todos disseram o que a nossa equipe seria antes mesmo de entrarmos em quadra. Acho que isso ajudou a mudar a nossa cabeça. Todo mundo começou a chegar mais cedo, fomos para San Diego e ficamos um bom tempo juntos, desenvolvemos relacionamentos. Até hoje, alguns jogadores ficam depois do treino, porque nós sabemos que é treinando que vamos nos tornar consistentes", disse Lillard, em entrevista exclusiva ao blog.

Para o armador, que tem médias de 25,3 pontos e 6,9 assistências na temporada e lidera as estatísticas do time ao lado de CJ McCollum, um dos grandes responsáveis pelo sucesso atual dos Trail Blazers é o técnico Terry Stotts, que está na franquia desde 2012. "Ele tem na mão uma equipa jovem, e trabalha com tudo, as primeiras frustrações, o nosso crescimento. Além disso, ele dá toda a liberdade para seus assistentes ajudarem os jogadores. Ele é perfeito para a equipe que temos", elogiou o armador, parabenizando o treinador, eleito o melhor técnico da Conferência Oeste no mês de fevereiro.

Apesar de satisfeito com o que a sua equipe mostrou até agora na temporada, Lillard diz que eles precisam continuar no caminho das vitórias e não podem errar se quiserem se manter na zona de classificação aos playoffs. "Nós temos que continuar fazendo as coisas pequenas, que é o que nos dá uma chance de ganhar. Nós não podemos escorregar, porque não temos esse luxo", finalizou.

Publicidade

*Colaboração para o blog de Felippe Scozzafave

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.