PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Basquete, basketball, baloncesto...

Sem brasileiros após quatro anos, draft de 2015 promete emoção

Negociações de última hora podem mudar o rumo das escolhas

Por
Atualização:

O draft da NBA ocorre no Barclays Center, ginásio do Brooklyn Nets, nesta quinta-feira, e não terá nenhum representante do Brasil depois de quatro anos. A última vez em que os brasileiros não marcaram presença foi em 2011.

PUBLICIDADE

Naquela oportunidade, o primeiro escolhido foi o armador Kyrie Irving, selecionado pelo Cleveland Cavaliers. O ala Klay Thompson, que ao lado de Stephen Curry foi campeão com o Golden State Warriors, foi apenas o 11º da lista.

Os quatro brasileiros que estavam pré-inscritos no draft eram Georginho, Lucas Dias, Humberto (todos do Pinheiros) e Danilo Siqueira (do Minas). Dos três apenas Humberto não participou de treinamentos nos Estados Unidos sob observação dos times da NBA. O quarteto optou por retirar o nome do draft para tentar uma posição melhor na escolha de 2016, já que isso influência na questão de contrato e salarial, por exemplo.

No ano passado, o Brasil contou com Bruno Caboclo. De maneira surpreendente, o ala do Pinheiros foi escolhido pelo Toronto Raptors na primeira rodada. A posição de número 20 foi bastante questionada, mas os dirigentes da franquia canadense não queriam arriscar em perder o jogador, considerado de muito potencial.

Em 2013, dois brasileiros que atuavam na Espanha foram selecionados. Na primeira rodada, o pivô Lucas Nogueira, o Bebê, foi escolhido pelo Boston Celtics na 16ª posição e trocado com o Atlanta Hawks, via Dallas Mavericks. Já o armador Raulzinho, que ainda não jogou na liga, foi draftado pelo Atlanta Hawks em 47º e negociado com o Utah Jazz.

Publicidade

Já em 2012, o pivô Fab Melo, então destaque da Syracuse University, foi o 22º no draft, indo para o Boston Celtics. Naquele mesmo ano, o armador Scott Machado também tentou ingressar na NBA, mas não foi escolhido, entrando na liga mais tarde para defender o Houston Rockets, após se udestacar na Liga de Verão.

Karl Towns, de Kentucky, e Jahlil Okafor, de Duke, são os mais cotados para a primeira escolha Foto: Estadão

Sem representantes brasileiros desde 2011, o draft deve consagrar Karl-Anthony Towns, de Kentucky. O pivô é o mais cotado para ser selecionado pelo Minnesota Timberwolves. A franquia terá em seu elenco os últimos três primeiros, já que recebeu Andrew Wiggins e Anthony Bennett, primeiros em 2014 e 2013, respectivamente, na troca com o Cleveland Cavaliers por Kevin Love.

A segunda escolha é do Los Angeles Lakers. A equipe da Califórnia pode optar pelo pivô Jahlil Okafor, de Duke, ou o armador D'Angelo Russell, de Ohio State. Os dois, aliás, podem nem sequer jogar com Kobe Bryant, já que o time pode envolvê-los em alguma negociação para aquisição de um jogador mais preparador para os percalços da NBA.

Na sequência estão Philadelphia 76ers, New York Knicks, Orlando Magic, Sacramento Kings e Denver Nuggets. O draft promete, mais uma vez, bastante emoção, principalmente por tudo que rola nos bastidores, com as franquias buscando negociações de última hora.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.