Foto do(a) blog

Tabelinha entre tática, opinião e informação

O "gol" de placa de Montillo

O argentino talvez não saiba como uma atitude ética e honesta, respeitando o clube que o contratou, pode fazer bem à sociedade, cujo principal esporte é o futebol, como o Brasil.

PUBLICIDADE

Por Maurício Capela
Atualização:

Montillo... Há muitos por aí... Tomando decisões honestas, honradas e éticas diariamente. São anônimos, mas que ganham voz quando alguém com a mesma postura diante dos desafios da vida, mas famoso, diz ao mundo o que de fato anda acontecendo em suas vidas. E o faz diretamente, sem rodeios, sem firulas.

PUBLICIDADE

Montillo, tu talvez não saibas, talvez não tenhas dimensão em como uma atitude honesta injeta otimismo no cidadão anônimo, seja ele rico ou pobre. É uma dose cavalar de fé no ser humano.

Contratado para ser a a estrela da Estrela Solitária em 2017, Montillo disse adeus à bola em virtude de sucessivas lesões, cinco para ser mais exato nesses seis meses de Botafogo. No último compromisso, diante do Avaí, ficou apenas 7 minutos em campo. Sete! O mesmo número de sua camisa no Alvinegro. Uma triste coincidência, dessas que só acontecem com o Botafogo.

O fato é que Montillo foi íntegro. Diante dos filhos e de sua esposa, esse argentino de 33 anos, bom de bola, marcou um golaço, sem precisar driblar marcadores ferozes ou promover arrancadas geniais dentro de campo. Montillo somente encarou o seu problema de frente e isso tem muito valor.

Até porque ele poderia voltar ao departamento médico, dar início aos treinos, cumprir seu contrato e pronto. E tudo estaria transcorrendo dentro da normalidade de um acordo de trabalho. Mas ele preferiu o caminho da sinceridade. Algo raro em dias de marketing esportivo e cifras nababescas no futebol.

Publicidade

O exemplo de Montillo não pode ser chutado para escanteio, principalmente quando se olha ao redor do cotidiano brasileiro. E agora, com o fim de sua carreira, qualquer torcedor se lembrará não mais apenas dos títulos importantes conquistados no Cruzeiro e San Lorenzo, mas sim da atitude digna que só os grandes costumam ter. Montillo, hermano, a 7 do Fogão, a partir de agora, ganhou mais um significado, como as sete letras que dão sentido à palavra c-a-r-á-t-e-r.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.