PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Tabelinha entre tática, opinião e informação

O São Paulo perdeu a fé em si próprio?

Endividado e imerso em uma crise política, o clube deixou para trás o legado de boas práticas de gestão, que se refletiram no uso de seu estádio como principal palco de shows, na manutenção de treinadores mesmo depois de campeonatos desastrosos e na certeira aposta no amadurecimento de craques de futebol.

Por Maurício Capela
Atualização:

O São Paulo, há tempos, já não é o mesmo! Já não arranca admiração, mesmo que sob o formato de raiva, dos adversários. Já não inspira a gestão de nenhum rival. Já não inova no futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

O São Paulo, que surgiu pós-construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, data de sua primeira revolução, parece uma página virada no mundo do futebol brasileiro. Com dívidas que beiram os R$ 270 milhões, o clube da Fé, que um dia ousou parar a moeda em pé, parece ter perdido a fé em seus ideais.

O São Paulo inovador dos anos 80, pergunta-se o torcedor, desapareceu? Onde está o São Paulo que introduziu no futebol brasileiro o conceito de centro de treinamento? E o São Paulo diferenciado, sim diferenciado, que se dava ao luxo de contratar um atacante como Careca junto ao Guarani em 1983 e ter a sacra paciência de esperar até 1985 até que Careca fosse Careca?

O São Paulo, acostumado a bancar treinadores derrotas após derrotas, não reside mais na Praça Roberto Gomes Pedrosa. Hoje, nem parece que ali é a sede desse Tricolor do Morumbi dos anos 80.

Um time, que entre 1985 e 1993, venceu um campeonato atrás do outro. Só não venceu alguma competição em 1990, ano inclusive em que o São Paulo somente não caiu para a segunda divisão do Campeonato Paulista de maneira formal, porque o regulamento abria um sem número de brechas. Brechas que culminaram em uma segunda divisão disfarçada no ano seguinte, mas com o bônus de brigar pelo caneco paulista em 1991, vencido pelo clube, inclusive.

Publicidade

Essa sequencia, aliada ao Estádio do Morumbi como palco principal de qualquer show que se aventurasse em direção a São Paulo, a maior cidade da América do Sul, transformou o São Paulo em potência. Tanto que sua torcida aumentou de maneira exponencial, enterrando inclusive a frase de "torcida de final". O São Paulo vivia a sua segunda revolução a pleno vapor.

O clube era pop, e no melhor sentido da palavra. Ganhava tudo, sediava os principais shows de São Paulo, seu centro de treinamento era modelo e a gestão funcionava.

Mas tinha mais. Tinha a cereja do bolo, porque o clube havia resgatado Telê Santana para o mundo da bola. Telê, que deveria ter vencido àquela Copa do Mundo de 1982, realizou-se no bicampeonato mundial de clubes à frente do São Paulo. Diante de potências... Pela ordem, Barcelona e Milan!

Depois, claro, veio o período em que a concorrência se organizou. O marketing esportivo desembarcou no País e os seus efeitos globais também, iniciando-se a era em que o Brasil começava a perder talentos em demasia para a Europa.

Mesmo assim o São Paulo ousou. Venceu a Libertadores de América em 2005, o que lhe credenciou a pegar pela proa o Liverpool. E derrotá-lo, tornando-se campeão mundial de clubes pela terceira vez!

Publicidade

Mas hoje o passado parece não servir mais de bússola ao São Paulo. O clube dá sinais de que se perdeu no trajeto entre Cotia, onde está as categorias de base, Barra Funda, o Centro de Treinamento, e o Morumbi. Em algum ponto desse circuito, o Tricolor do Morumbi perdeu a fé... A fé na gestão, nas categorias de base, na manutenção de projetos técnicos e táticos. Enfim, perdeu ou se perdeu? Ninguém sabe dizer ao certo!

O fato é que quando se perde a fé naquilo que o transformou em algo relevante, talvez seja hora de uma profunda revisão. Revisão de valores!

Sem recuperar o seu DNA, o Tricolor do Morumbi não vai construir futuro. E ficará preso a um passado de glórias, que já lhe apresenta a conta: 10 anos sem vencer campeonato paulista, Libertadores e Mundial, além de sete sem levantar a taça de campeão nacional. O São Paulo precisa de uma quarta revolução!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.