PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Tabelinha entre tática, opinião e informação

Time sem Guerrero!

Guerrero tem contrato com o Corinthians até julho de 2015 e até lá o que deveria ser observado é se o jogador manterá ou não o excelente nível dos últimos três anos, porque o resto se resume a oferta e contraoferta.

Por Maurício Capela
Atualização:

A cantoria já foi um sucesso... Esteve entre as mais pedidas nos estádios de futebol do Brasil. Só que hoje anda meio fora de moda. Foi aposentada, mas um dia o "... time de guerreiros..." traduziu o sentimento que todo torcedor tinha para com seus jogadores: o de luta, raça e vontade no gramado.

PUBLICIDADE

No Corinthians, então, onde a entrega no jogo é, foi e sempre será valorizada por sua torcida, o significado dessa cantoria agradava, mesmo quando a "massa" não entoava.

Só que no Timão o canto ganhou outro significado. Desde que o atacante peruano Paolo Guerrero passou a vestir a sua camisa, lá em 2012, que o corintiano desenvolveu seu próprio jeito de admirar o futebol desse atacante.

Contribuiu para essa mútua identificação o gol marcado por Guerrero na final do Mundial de Clubes da Fifa, também em 2012, contra o Chelsea. Além do tento ter dado o título ao Timão, o gol foi o único do jogo, o que aproximou ainda mais Guerrero da fiel torcida.

Agora, o atacante está quase sem contrato. Faltam alguns meses, é verdade, mas é puro protocolo, porque segundo a legislação, na prática, o jogador do Timão está livre para assinar um pré-contrato com quem quer que seja. Algo que não agrada o corintiano.

Publicidade

Mas é preciso colocar os pingos nos "is". Guerrero é jogador de futebol profissional e dos bons. Contribuiu dentro de campo com o Timão e também se valorizou, é fato, mas não se pode esquecer que a profissão de Guerrero é o de jogador de futebol. E ele como qualquer profissional, às portas de renovar contrato, tem o sacro direito de pedir o que acha conveniente ao clube.

O Corinthians, hoje, está longe do nível financeiro que o atacante peruano conheceu em 2012. E é justamente aí que mora o entrave, apesar de o Timão não estar só nessa. Afinal, o futebol brasileiro como um todo não é mais o mesmo daquela época.

Então, naturalmente, Guerrero, que vive afirmando que não jogaria por outro clube no País, teria dificuldades em encontrar uma proposta que o atenda no Brasil. Se não renovar com o Corinthians, pelo jeito, Guerrero deverá desembarcar em algum canto da Europa mesmo.

Mas ainda que assinasse com outro time brasileiro, mesmo assim a gritaria atual não se justifica. Gritaria que agora se apóia nas declarações recentes do jogador a uma rádio espanhola de que seu desejo seria retornar à Europa.

Bom e daí? Se o jogador, que tem contrato a cumprir até 15 de julho de 2015 com o Corinthians, resolver ao final do compromisso arrumar as malas, qual seria o problema? Em tese e de fato, nenhum!

Publicidade

Guerrero somente deveria ser alvo de patrulha, caso deixe de atuar no nível em que a torcida está acostumado a vê-lo, ou seja, fazendo gols e sendo decisivo, até o fim de seu contrato. Qualquer coisa diferente disso não encontra lá muito eco nos dias de hoje em que o futebol virou uma atividade profissional bem remunerada em boa parte do mundo.

PUBLICIDADE

Mas éclaro também que não caiu bem ao jogador usar as demais contratações feitas pelo Timão ao longo dos últimos anos como justificativa para o impasse. Guerrero deveria preocupar-se única e exclusivamente em manter o mesmo alto nível, que demonstrou nos últimos três anos, em 2015. E deixar o resto para seus representantes.

Até porque, a julgar pelos amistosos do Corinthians, o jogador demonstrou claramente que a peteca não vai cair somente porque não houve ainda a renovação. Traduzindo, Guerrero continuará sendo, pelo menos até julho deste ano, fundamental nesse "... time de guerreiros... " de Tite.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.