Foto do(a) blog

Um blog de futebol-arte

A lição do Flamengo

Foi surpreendente o jogo entre Flamengo e Liverpool. Mais surpreendente ainda a discussão que despertou no Brasil. 

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Por Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

No final do jogo, 1 a 0 para o Liverpool na prorrogação, a torcida do Flamengo, compreensivelmente, aplaudiu o time. Afinal, o Mengo jogara de igual para igual e poderia ter vencido, ou levado a decisão para os pênaltis, sem qualquer escândalo. 

PUBLICIDADE

Foi a primeira vez, em muitos anos, que um time brasileiro enfrentava um europeu sem jogar na defesa, naquele clássico "por uma bola". Falo, inclusive, dos vencedores, São Paulo, Internacional e Corinthians. Ganharam porque, conscientes da inferioridade, trancaram-se na defesa e esperaram por um contra-ataque redentor. 

O Flamengo não. Entrou em campo para atacar e vencer. Perdeu. Mas não por goleada. Perdeu naquele gol de Firmino em contra-ataque perfeito dos "ingleses". Por pouco não empata e leva a decisão para os pênaltis. 

Mas este é apenas uma das hipóteses num jogo cheio delas. E "se" o Liverpool marca naqueles dez primeiros minutos em que criou pelo menos três chances? Seria outro jogo. E "se" o Flamengo consegue marcar num daqueles períodos do jogo em que foi superior? Como reagiria o Liverpool? Jamais saberemos. Porque hipóteses sobre o que não ocorreu pertencem apenas à mente de Deus - se ele existir e se interessar por futebol. 

Levando em conta apenas o que aconteceu dentro de campo, podemos considerar o placar "justo" porque o Liverpool teve mais oportunidades e chances mais consistentes de marcar que o Flamengo. Aproveitou uma delas. Essa diferença mínima de placar espelha o que foi um jogo quase parelho. E o "quase" aqui fez toda a diferença entre ser campeão ou vice porque esta é a natureza do jogo. 

Publicidade

No entanto, placar à parte, o que se viu em campo foram dois adversários de nível muito próximo, buscando com dificuldade um desequilíbrio que se concretizou apenas com o gol de Firmino na prorrogação. Não estou dizendo que Liverpool e Flamengo tenham o mesmo nível, mas que tiveram nesta partida. Foi um jogo difícil para o Liverpool e o Flamengo ter conseguido estabelecer esse equilíbrio ao longo de quase todo o jogo é algo de muito meritório.

Em suma, foi uma partida excepcional, muito diferente dos recentes embates entre europeus e sul-americanos, em que os primeiros apareciam num patamar muito acima dos segundos. Aqui, houve nivelamento. Mérito do Flamengo, de seus jogadores e de seu técnico Jorge Jesus. Ignorar essa façanha em função do resultado, tido como absoluto, seria muita miopia, além de injustiça. 

A lição do Flamengo é que, com bom investimento e treinamento moderno e intenso, o futebol brasileiro pode driblar a mediocridade que o tem caracterizado nos últimos anos. Em especial em seus torneios domésticos. 

Nivelar-se de fato aos europeus é uma utopia, porque esse abismo foi cavado pela grana e não pelo talento. Os grandes clubes europeus, por seu poder econômico, tornaram-se seleções multinacionais, com os melhores jogadores dos quatro cantos do mundo atuando em seus elencos.

A lição do Flamengo em Doha serve mais para o nosso futebol doméstico do que para embates internacionais. A tarefa mais urgente é melhorar o nível do nosso futebol. Os outros clubes terão de levar isso em conta se não quiserem se defrontar com uma longa hegemonia do Flamengo. 

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.