Foto do(a) blog

Um blog de futebol-arte

Ai dos vencidos

O futebol é um jogo de tudo ou nada. Palmeiras e Santos estiveram próximos da taça, e da classificação para a Libertadores. O vencedor leva todas glórias e lucros, enquanto resta ao vencido lamber as feridas e pensar em seus erros

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Por Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

 

Começo com um pouco de História.

PUBLICIDADE

Dizem que quando os gauleses invadiram e saquearam Roma, cobraram um pesado resgate em ouro para deixarem a cidade. Como os romanos duvidassem da lisura do processo de pesagem do resgate, o chefe celta - Breno - jogou sua pesada espada na balança como contrapeso, gravando ainda mais o preço a ser pago. Não satisfeito, disse a frase que entrou para a História e dá nome ao nosso texto: "Ai dos vencidos". Quer dizer: os perdedores não têm direitos. Só obrigações.

Assim era na Antiguidade, assim é no futebol.

Vejam o caso de Palmeiras e Santos. O que adianta dizer que o Santos teve a possibilidade concreta de alcançar a Libertadores de 2016 tanto pelo Campeonato Brasileiro como pela Copa do Brasil? Não era ele o favorito no confronto com o Palmeiras, transformado, até a decisão, em patinho feio do futebol paulista?

Pois o Santos ficou sem nada. Hoje mesmo o presidente Modesto Roma Jr. anunciou que terá de vender jogadores. E que, sem jogar a Libertadores, com menos investimentos, será difícil segurar os boleiros mais cobiçados, em especial Lucas Lima e Marquinhos Gabriel.

Publicidade

Este é o final melancólico de um ano que começou muito mal, mas depois melhorou sem que ninguém esperasse. No início do ano, o Santos perdeu vários jogadores por falta de pagamento de salários ou direitos de imagem. Muita gente - inclusive este que vos escreve - apostou que lutaria contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Não foi assim. O Santos surpreendeu e ganhou o Campeonato Paulista, vencendo o mesmo Palmeiras, e também na disputa de pênaltis (!). Depois de um início desolador no Brasileiro, aprumou-se e, segundo os estatísticos de sempre, chegou a figurar como favorito para conquistar a 4ª vaga para a Libertadores da América. Na Copa do Brasil também foi encorpando e eliminou rivais como o Corinthians (campeão brasileiro de 2016) e o São Paulo. Quando a tabela o colocou à frente de um então combalido Palmeiras, julgava-se que fosse atropelar.

Em pouco mais de quinze dias, o Santos jogou na lata de lixo todo o capital acumulado durante a recuperação.

Já o Palmeiras começou o ano com um festival pirotécnico de contratações. Chegou logo a uma final - a do Paulista - e perdeu. No Brasileiro teve desempenho bastante aquém do que se esperava. Enquanto descia, o Santos subia.

E foi assim que, um descendente e outro ascendente, se encontraram para disputar o troféu da Copa do Brasil. O que teria acontecido caso o encontro se desse entre um Palmeiras fragilizado e com jogadores importantes contundidos (Arouca, por exemplo), e um Santos inteiro e gastando a bola? Não se sabe. Ninguém sabe. Nem se saberá. É apenas especulação, mas diz o senso comum que é melhor aproveitar o momento bom, quando o adversário estiver mais debilitado. O confronto foi adiado. A pedido do Santos. Quando se realizou, a realidade já era outra. O Santos havia perdido o timing. E o Palmeiras, talvez recuperado o seu.

Publicidade

A história desse desfecho é a de dois jogos muito desiguais.No primeiro, na Vila, o Palmeiras escapou de uma goleada. Mesmo palmeirenses de fina cepa napolitana o admitem. O Palestra foi lá para se defender. Empatar ou perder de pouco. Conseguiu, graças à incompetência do Santos, que teve várias oportunidades para abrir grande vantagem e saiu com apenas 1 a 0 a seu favor. Resultado magro, como também todo mundo percebeu. Não por acaso, a torcida do Palmeiras presente na Vila comemorou a derrota por pouco. Intuía que, no Allianz Parque, tudo seria muito diferente. Como de fato foi.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Tanto que aos 15' (sim, quinze segundos!), Gabriel Jesus chegou na cara de Vanderlei e perdeu gol feito, sendo que fora o Santos a dar a saída. Para aquilatar o grau de desconcentração e apatia com que o time da Vila começou a partida decisiva. Depois houve momentos em que o Santos se aprumou um pouco e lembrou aquele futebol de bola no chão e troca de passes que é sua melhor característica. Mas esses momentos foram exceção e não regra. No todo, o Palmeiras sobrou na partida. Pressionou e engasgou o Santos em seu campo, sem que este conseguisse sair para os contra-ataques, sua arma letal. De modo que não foi surpresa quando o Palmeiras marcou um e depois o segundo gol, que lhe dariam a taça. Surpresa foi o gol de Ricardo Oliveira, que recolocou o Santos na disputa por pênaltis, quando todos já o consideravam batido, tamanha a apatia mostrada em campo.

Mas o que fazer com um time que entra na tal disputa por pênaltis e erra logo de cara as duas primeiras cobranças? Sendo que, na primeira, Marquinhos Gabriel, tido como um dos craques do time, escorrega e cai de bunda, chutando a bola muito por cima do travessão?

E de que adiante ruminar tudo isso? Em termos práticos, nada. O Palmeiras ganhou, o Santos perdeu. Foi justíssimo, porque no futebol sempre são justas e merecidas as vitórias que acontecem dentro da lei e sem intercorrência da arbitragem. O Palmeiras aguentou a pressão no primeiro jogo e contou com a incompetência do adversário. Usou sua casa para inverter o protagonismo da disputa. Quando alguns pensavam que o gol de empate (no placar agregado), tomado quando já estava com a mão na taça, o desestabilizaria, mostrou melhor preparo psicológico que o oponente. Jogos decisivos se ganham com a mente, com a alma e com a paixão. Nesses quesitos, o Palmeiras teve tudo aquilo que faltou ao Santos.

Ao vencedor, as batatas, como se diz no clássico Quincas Borba, de Machado de Assis. E ai dos vencidos, como dizia o nosso conhecido Breno, o celta.

Publicidade

Enquanto o Palmeiras acomoda a nova taça em sua sala de troféus e se prepara para a Libertadores, resta ao Santos apenas a tentativa de reduzir os danos, caso seja possível. E, se sobrar tempo, meditar sobre as infelizes decisões de adiar a disputa da Copa do Brasil e depois a de abandonar o Campeonato Brasileiro, para terminar o ano de mãos abanando.

De quem foram essas ideias, presidente?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.