Foto do(a) blog

Um blog de futebol-arte

Brasil x Itália, jogo de cachorro grande

Fazia tempo que eu não gostava de um amistoso da seleção. Mas curti esse 2 a 2 com a Itália.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Por Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Amistoso ou não, é jogo de cachorro grande. Nove copas do mundo nos contemplam quando jogam esses dois. Cinco brasileiras, quatro italianas. É tradição.

PUBLICIDADE

Tanta que tem gente que ainda discute o suposto pênalti de Domingos da Guia em Piola na Copa de 1938. Nessa época meu pai era um rapaz, minha mãe uma garota e eu nem era um projeto de gente. Não estava ainda nos cálculos do universo. Mesmo assim, tenho opinião sobre o lance: não foi pênalti. Domingos (que por acaso era também o nome do meu velho pai) não faria uma besteira dessas dentro da área. Enfim, o Brasil foi eliminado pela Itália, como foi em 1982 na chamada tragédia de Sarriá, a mais triste derrota da seleção que vivi. Em ambas ocasiões, a Itália passou pelo Brasil para ser campeã do mundo.

Em compensação, ganhamos duas finais: a de 1970 no México e a de 1994 nos Estados Unidos. Estamos quites.

E o jogo foi bom, pelo menos no primeiro tempo. O Brasil enfiou 2 a 0, mas a Itália criou muito mais chances de gol. A seleção deles está mais redondinha, mais entrosada.

No segundo tempo, em duas falhas do Brasil, a tal justiça se fez, e a Itália empatou. Golaço de Balotelli, encobrindo Júlio Cesar que foi o principal responsável pelo empate. Para quem dizia que ele estava acabado, sugiro uma pausa para reflexão.

Publicidade

Fred foi oportunista. Neymar criou algumas boas jogadas. Deu uma arrancada e colocou Oscar na cara do gol. Fez o mesmo por Hulk mas este, grosso demais, pisou na bola. É uma das presenças inexplicáveis na seleção. A defesa esteve mal. Cada escanteio era perigo certo. Em um deles saiu o primeiro gol italiano.

O teste foi bom. O jogo foi bom também. Poderia ter sido ainda melhor se os técnicos não desfigurassem os times no segundo tempo com substituições seguidas.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.