Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

'Adolescente mais forte dos EUA' vai ao Pan pelo Brasil após ser pego no doping

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Entre os mais de uma dezena de atletas naturalizados que vão defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, chama a atenção a história de Pat Mendes. Ele é mais um dos que optou pela cidadania brasileira (herdada do pai) porque, pelo Brasil, tem mais chances de ir à Olimpíada. Mas sua trajetória incluiu uma nada louvável punição por doping, que fechou portas para ele no seu país natal, os Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Pat já foi conhecido como o "adolescente mais forte dos EUA". Fenômeno no Youtube, chegou a ser tratado até como o "adolescente mais forte do mundo", como neste vídeo, de 2010, quando completou 20 anos. Em outras gravações, ele aparece batendo o recorde mundial júnior em treinos. Natural de Las Vegas, Pat foi logo tratado como fenômeno, mas não era bem assim.

Campeão norte-americano da categoria +105kg em 2011, levantando um total de 389kg (Fernando Reis Saraiva foi campeão pan-americano naquele ano com 410kg), Pat não repetia nas competições o desempenho dos treinos. Até que passou por dois testes antidoping fora de competição, em 7 e 27 de fevereiro de 2012. Testou positivo para hormônio do crescimento nos dois exames. Admitiu o doping e recebeu dois anos de suspensão. Ficou fora da Olimpíada.

A punição acabou em março do ano passado e, em setembro, Pat já estava competindo pelo Brasil. Ele é filho de pai brasileiro e, com as portas fechadas nos EUA, decidiu tentar competir na Olimpíada pelos donos da casa. Em maio passado, participou da seletiva para o Pan e se classificou na categoria até 105kg (uma abaixo da que competia anteriormente), levantando um total de 370kg, sendo 170kg no arranco e 200kg no arremesso.

Ficou bem abaixo do que pode fazer. No Mundial do ano passado, levantou 206kg no arremesso, mas falhou nas três tentativas do arranco e ficou sem resultado. No Pan, a expectativa é levantar cerca de 385kg na soma dos dois exercícios. Se conseguir, volta para o Brasil com medalha.

Publicidade

Na Olimpíada, o Brasil tem direito a cinco convites, sendo três no masculino, e não vai conseguir mais do que isso. Um dos convites é de Fernando Saraiva. Pat e Mateus Gregório Machado são rivais na categoria até 105kg e um dos dois será convocado. A terceira vaga fica entre o derrotado nessa disputa e Marco Túlio Gregório, da até 93kg, irmão de Mateus.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.