Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Brasil vence um jogo, mas fica em último no Mundial de Curling

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Brasil - Na temporada que chega ao fim com o início do frio no hemisfério sul, o esporte de inverno brasileiro deu alguns primeiros passos importantes. Depois de se arriscar no bobsled feminino, no esqui aéreo e no hóquei sobre o gelo, o País iniciou sua trajetória no curling. No Mundial de Duplas Mistas da Escócia, que termina nesta quarta, foram oito jogos, com sete derrotas e uma importante vitória.

PUBLICIDADE

Obviamente não se esperava muita coisa de Marcelo Melo e Aline Gonçalves, que se conheceram 15 dias antes de jogarem juntos pela primeira vez e estão longe de serem atletas de alto rendimento. Mesmo assim ela foi a 30.ª melhor entre as 34 mulheres que participaram da competição. Ele ocupou o mesmo posto entre os homens. Juntos, porém, só tiveram estatísticas melhores que da Alemanha.

Em oito jogos foram seis derrotas incontestáveis: para Canadá (10 a 3), Letônia (10 a 3), Finlândia (13 a 1), Estônia (12 a 3), Escócia (14 a 1) e Suécia (13 a 1). A única vitória veio diante do Casaquistão, por 8 a 3. Depois, na última rodada, o Brasil chegou a estar vencendo a Eslovênia, mas levou a virada, por 11 a 4.

Na classificação geral, o Brasil foi último colocado, mas o resultado nada importa. Desculpe o trocadilho, mas a pedra está lançada. A vaga em Mundiais de Duplas Mistas é garantida porque a CBDG é filiada à Federação Mundial de Curling. Assim, é questão de tempo e preparação para que atinga-se novos patamares. Cabe à CBDG e ao ministério do esporte (Bolsa-Atleta) dar subsídios e condições para que a modalidade se desenvolva, ainda que fora do País. Todos os atletas brasileiros de curling moram fora, especialmente no Canadá, mas isso não faz deles mais ou menos brasileiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.