PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Brasileiras vão à semi do Mundial por Equipes de Judô

Com Bruna Toni

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Depois de conquistar cinco medalhas no Mundial de Judô, a seleção brasileira feminina está na semifinal do Mundial por Equipes, competição à parte que acontece neste domingo, também no Maracanãzinho. Nesta manhã, as brasileiras venceram seus dois confrontos, diante de Alemanha e França. Agora disputará diante da Coreia um lugar na final. No masculino, os homens foram surpreendidos pela Alemanha logo na estreia.

PUBLICIDADE

No Mundial por Equipes, são disputadas cinco categorias, na ordem: leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado. Diferente do individual, não participam a categoria meio-leve (até 48kg para mulheres e até 60kg para homens) e o peso pesado é reduzido para mais de 70kg no feminino e mais de 90kg no masculino. São cinco lutas e cada uma delas vale um ponto.

O dia começou no Maracanãzinho com vitória tranquila do Brasil sobre a Alemanha no feminino, por 4 a 1. A primeira a conquistar um ponto para o País foi Erika Miranda, na categoria até 52 kg. Logo em seguida, Rafaela Silva, a dona do único ouro brasileiro neste Mundial, não deu chance para a adversária e, com uma postura bastante agressiva, fez 2 a 0 para o Brasil.

Os outros resultados positivos vieram com Maria Portela nos médios e com a peso pesado Maria Suelen Altheman (prata nas disputas individuais). A única atleta que saiu com saldo negativo foi Ketleyn Quadros, que é da categoria até 57kg, mas lutou entre as meio-médio, de até 63kg.

Depois, diante da França, Eleudis Valentim foi escalada no lugar de Erika Miranda, por decisão tática. A caçula do time aplicou um ippon logo no comecinho da luta, mas a mesa avaliou o vídeo e mudou a decisão para um wazari apenas. Ao fim de cinco minutos, foi o suficiente. Logo em seguida, com Rafaela Silva, a mesma coisa. Duas pontuações foram revistas para baixo, mas mesmo assim ela ganhou.

Publicidade

Mariana Silva entrou como representante do País na categoria até 63kg, a mais deficiente da equipe, e acabou derrotada. Maria Portela caiu na quarta luta e a disputa ficou empatada em 2 a 2.

No confronto decisivo, a equipe brasileira comemorou um ippon de Maria Suelen, quando ela estava atrás no placar, mas novamente a pontuação foi retirada, virando wazari. A pesado brasileira não se desconcentrou, continuou dominante, e colocou o País na semifinal.

HOMENSNo masculino, a esperança era por uma final, até porque a CBJ considerava a chave tranquila. Charles Chibana começou bem, vencendo, mas a derrota da Bruno Mendonça deixou tudo igual. Victor Penalber, que chegou ao Mundial do Rio como líder do ranking categoria até 81 kg, não decepcionou, venceu o adversário alemão e recolocou o Brasil na frente.

Com o machucado Tiago Camilo na torcida, Eduardo Bettoni foi o escolhido para lutar na categoria até 90kg (Eduardo Santos foi quem lutou a chave individual), mas também acabou derrotado.

Na última luta, confronto de gigantes para Rafael Silva, que ficou mais uma vez frente a frente com Andreas Toelzer, eliminado pelo peso pesado brasileiro nas semifinais, no sábado, Baby não conseguiu repetir o feito. Único homem a sair deste Mundial com uma medalha no peito, o brasileiro acabou perdendo para o alemão, colocando fim às chances de o País fechar a competição em casa com um bom resultado no masculino também.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.