Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Caio Bonfim é o primeiro campeão brasileiro de 2014

A Copa Brasil de Marcha Atlética foi o primeiro torneio nacional realizado em 2014. E Caio Bonfim se tornou assim o primeiro campeão brasileiro de 2014 ao vencer a principal prova em Navegantes (SC), a dos 20km.

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Por conta das condições climáticas, as comparações não são exatamente justas, mas os resultados vistos neste fim de semana foram piores do que dos últimos anos. Tricampeão, Caio (da CASO-Brasília) venceu com 1h27min em 2012, 1h25min em 2013 e 1h30min este ano. A temperatura em Santa Catarina, porém, variou de 31ºC a 36ºC, num calor desproporcional.

PUBLICIDADE

Como comparação, o melhor tempo de Caio ano passado foi na casa de 1h22min, o que o deixou no 68º lugar do ranking mundial, quase quatro minutos mais lento que o líder da lista, um russo. É uma diferença que, se não dá para tirar para brigar por medalhas, pelo menos pode fazer a marcha brasileira não fazer feio em 2016. Caio, é bom destacar, tem só 22 anos.

Em Navegantes, nos 10km, Moacir Zimmermann acabou em segundo (assim como em 2012), depois de marchar ao lado de Caio até o último quilômetro. Também atleta da AABLU (Blumenau), José Alessandro Bernardo Bagio acabou em terceiro. Mas a melhor notícia foi Lucas Mazzo, de apenas 19 anos, no quarto lugar.

Nos 50km, mais uma vitória de Claudio Richardson dos Santos (AABB Currais Novos), um dos único quatro atletas a completar a prova, em 4h29min11s. Como comparação, ano passado foram dois concluintes, com Richardson vencendo em 4h14min. O campeão no Mundial de Moscou fez 3h37. Quase uma hora mais rápido! É muita diferença.

MULHERES - No feminino, uma boa prova de Cisiane Dutra Lopes dentro dos padrões brasileiros. Campeã ano passado com a BM&F Bovespa, desta vez ela correu como "convidada" para vencer com 1h45min05 a prova de 20km, com cinco minutos de folga para Elianay Santana, de Brasília, e 15 minutos para Nair da Rosa, de Blumenau. Em nível internacional, ainda falta muito. A líder do ranking mundial do ano passado foi 20 minutos mais rápida que Cisiane. E ela já tem 30 anos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.