PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Com 4 ouros e 8 medalhas, Brasil é campeão do Pan de Boxe

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

O boxe amador brasileiro realmente vive um novo momento. Depois do título mundial de Everton Lopes e das duas medalhas olímpicas dos irmãos Falcão, agora o grande feito foi a conquista do título geral do Campeonato Pan-Americano de Boxe, no Chile. Das 10 categorias, quatro foram vencidas por brasileiros. Além disso, a equipe conquistou uma prata e três bronzes.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar, porém, que o Brasil utilizou praticamente sua seleção titular (só Esquiva e Yamagushi, que contavam estrear no boxe profissional, não foram). Enquanto isso, raríssimos atletas rivais estiveram, por exemplo, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011.

Patrick Lourenço foi campeão com sobras no mosca-ligeiro, assim como o ligeiro Robson Conceição. O campeão mundial Everton Lopes teve parada mais dura, enfrentando um cubano já na segunda rodada, mas confirmou o favoritismo.

O outro título brasileiro veio com Roberto Queiroz, que substitui o antigo titular Myke Carvalho no meio-médio. Roberto só teve mais trabalho na final, vencendo o rival da Venezuela por decisão dividida.

A única prata do Brasil veio com Lucas Martins, que venceu três lutas até parar num atleta colombiano na final dos médios. Michel Borges foi eliminado na semifinal dos meio-pesados por um cubano, mesmo desempenho de Robenilson de Jesus nos galos.

Publicidade

No peso mosca, Julião Neto também terminou com o bronze, parado por um mexicano. Já Juan Nogueira, do peso pesado, não lutou as quartas de final por contusão - antes havia vencido uma luta. Como de costume, o Brasil não enviou atletas no super pesado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.