PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Com só uma medalha, Brasil decepciona no Princesa Sofia

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

A segunda principal competição da temporada na vela teve apenas uma medalha (de ouro) para o Brasil. Para quem pleiteia subir ao pódio em quatro ou até cinco classes no Mundial de Santander (Espanha), em agosto, esperava-se mais no Troféu Princesa Sofia, encerrado no último fim de semana em Palma de Maiorca, também na Espanha.

PUBLICIDADE

Tradicional, o Sofia reuniu a enorme parte dos principais velejadores do mundo. O Brasil foi com delegação completa e só ganhou na classe 49er FX em que Martine Grael e Kahena Kunze despontam mesmo como as melhores do mundo, favoritas desde já a uma medalha no Rio/2016. Em 13 regatas da fase de classificação, elas ficaram em primeiro ou segundo em oito e o título foi mais que merecido.

Os outros brasileiros que brigam entre os melhores foram mal em Maiorca. Robert Scheidt liderava até o último dia da fase de classificação, mas teve uma sexta-feira para esquecer. Queimou largada duas vezes e só foi à medal race por conta de uma revisão da comissão de regata. Acabou num frustrante nono lugar, muito longe dos seus reais adversários.

Leia mais: Aos 17, Calderano é campeão latino e volta a bater recorde

Resumão: Olimpílulas - Poliana e Ana Marcela voltam ao pódio no Circuito Mundial

Publicidade

Não perca: Alison e Ricardo são campeões juntos e podem mudar paradigma

Na Finn, Jorge Zarif não honrou o posto de campeão mundial, ficando apenas no 19º lugar, com apenas quatro de nove regatas entre os 10 melhores. Bruno Prada foi o 58.º. Os dois perderam o técnico Rafa Trujillo, que não se acertou com o COB e com a CBVela.

Já na 470 Feminina, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan tiveram problemas na última regata da fase de classificação, também foram mal na medal race e terminaram no quarto lugar. Elas vinham do título ano passado, mas Fernanda se ausentou das competições nos últimos meses para ter nenê. Renata Decnop e Isabel Swan ficaram no décimo lugar.

AZARÕES - Bimba lidera o ranking mundial na RS:X, mas ainda deve um resultado de expressão. Entra no hall dos azarões. Em Maiorca, foi o sétimo, após vencer duas regatas. Uma desclassificação e um 23.º lugar no último dia da fase de classificação o tiraram do caminho da medalha. Albert Carvalho (pela CBVela) foi 53.ºe Gabriel Bastos (Iate Clube do Espírito Santo) o 62.º.

Nas demais classes, hoje, não há qualquer chance de medalha numa competição deste porte. Na 470, Henrique Haddad/Bruno Bethelem (40.º) voltou a vencer, por pouco, Geison Mendes/Gustavo Thiesen (45.º). Na 49er, Dante Biachi/Thomas Low-Beer (46.º) deixou para trás Marco Grael/Gabriel Borges (58.º).

Publicidade

A Laser Radial teve Maria Cristina Boabaid, que foi pelo Iate Clube de Santa Catarina, em 31.º, indo melhor que Fernanda Decnop (34.ª), titular do Brasil. Odile Ginaid ficou em 43.º lugar. Na Laser, Bruno Fontes foi 17.º e Matheus Dellagnelo o 37.º. Alex Veeren foi pelo Iate Clube de Santa Catarina e acabou na 96.ª colocação. Por fim, na Nacra 17, o Brasil teve Samuel Albrechet/Georgia Rodrigues em 28.º e Clinio de Freitas/Cacau Swan em 44.º lugar.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.