Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Em nova fase, Lili varia dupla, mantém regularidade, e se credencia a 2016

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Parte da imprensa se debruça sobre a relação entre Larissa e Lili, especulando inclusive que Larissa esteja grávida, mas as duas não falam sobre o assunto. Casadas de papel passado há poucos meses, as duas jogadoras de vôlei de praia não querem polêmica. O momento delas, e principalmente de Lili, é outro.

PUBLICIDADE

Enquanto Larissa é uma (ex?)-jogadora consagrada, que encerrou no fim do ano passado a sua parceria com Juliana, das mais vitoriosas da história do vôlei de praia, Lili está vivendo a melhor fase da sua carreira. Aos 25 anos, lidera com Rebecca o ranking brasileiro. Com Bárbara Seixas, é a quarta colocada do ranking mundial. E ela quer aproveitar esse momento da melhor forma possível.

Bloqueadora, concorre diretamente com Juliana e Talita, hoje talvez as duas mais reconhecidas jogadoras do vôlei de praia brasileiro, por até duas vagas nos Jogos Olímpicos do Rio (isso se Maria Clara/Carol não for escolhida, uma vez que acho difícil que elas se separarem).

Pelo novo sistema da modalidade, com seleções, o técnico da CBV é quem define a montagem dos times. Assim, Lili pode jogar a Olimpíada com Rebecca, Bárbara Seixas ou até mesmo Taiana ou Maria Elisa, que têm sido suas adversárias. Se Larissa voltar a tempo, por que não uma dupla/casal?

Confuso? Bastante, até porque o atleta ainda tem que lidar com o fato de que o seu parceiro de hoje é o adversário de amanhã. E o adversário de hoje pode ser o parceiro de amanhã. "Eu tenho que separar bem as coisas porque uma hora a Bárbara é minha parceira e outra rival. Quando estou na seleção faço tudo para ser campeã com ela. Quando estou no brasileiro preciso ganhar dela. Tudo é muito complicado porque é novo", admite Lili. Disputar com chances reais uma vaga nos Jogos Olímpicos é fato novo na carreira de Lili. A evolução na carreira da bloqueadora de 1,84m é gradual, mas viveu um salto depois da parceria com Rebecca. Lili veio da quadra e se adaptou às areais graças a um projeto da CBV. Vista como atleta de futuro, foi unida a Bárbara Seixas para ganhar o Mundial Júnior de 2007.

Publicidade

Jogou com Luana e Ângela, mas com nenhuma delas, porém, conseguiu chegar ao pódio no Circuito Mundial. Principalmente com Ângela, furava o country cota com regularidade, chegava como cabeça de chave às etapas do Circuito BB, mas faltava aquele algo a mais.

A maior conquista foi o evento-teste dos Jogos de Londres, em 2011, competição que não contou com muitas duplas que estiveram na Olimpíada, mas com duas das que viriam a ser semifinalistas em 2012. Era a prova de que Lili tinha condições de sonhar com voos mais altos.

O cenário mudou quando Carol se retirou para ser mãe. Maria Clara fez testes e convidou Lili para jogar com ela. Juntas, terminaram em quinto duas etapas do Circuito.

Mas a reviravolta aconteceu mesmo quando Lili se uniu a Rebecca. Se na temporada 2011 Lili fez quatro semifinais no Circuito Brasileiro, em 2012/2013 foram sete.

Vice-campeã do Circuito BB, Lili/Rebecca foi escolhida para jogar o Circuito Sul-Americano. Mas os dois títulos em duas etapas mudaram o status da dupla. Lili foi unida a Bárbara Seixas na seleção, enquanto Rebecca deveria jogar os Mundiais de base. Por algum motivo, que até agora não descobri, a garota foi cortada.

Publicidade

Lili/Bárbara, porém, conseguiu mostrar regularidade. Elas avançaram às oitavas de todas as 10 etapas do Circuito Mundial que disputaram. Conquistaram bronze no Mundial de em Roma e prata em Gstaaad.

PUBLICIDADE

De volta ao Circuito Brasileiro, Lili voltou a jogar com Rebecca. Foi vice em Recife e campeã em Vitória, assumindo a liderança do ranking.Isso mesmo com o entrosamento longe do ideal.

"Talita e Taiana jogam juntas há mais tempo. Maria Claro e Carol jogam juntas desde cedo. Com certeza elas têm a vantagem do entrosamento", aponta Lili, que admite dificuldades, mas prefere não criticar o novo sistema. "Não é fácil ficar trocando, não. O ano tem sido vem cansativo fisicamente e mentalmente. Mas esse é o novo sistema. Temos que nos adaptar...", destaca.

Ninguém sabe o que será do futuro. Rebecca volta à seleção? Vai ficar mesmo ao lado de Lili? A CBV vai manter Ágatha/Maria Elisa, dupla que não está rendendo o mesmo que as outras? Se desfizer essa parceria, como rearranjará as parcerias? Larissa volta? Quando? Dúvidas da imprensa, do público, mas também das atletas.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.