PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Pé quente!! Bebê que Hortência levou à Olímpíada estreia pelo Brasil com ouro

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Foto: Luludi/AE

PUBLICIDADE

O garotinho acima, clicado no desembarque da seleção brasileira feminina de basquete após os Jogos Olímpicos de Atlanta, gosta de medalha. Só que hoje ele cresceu. Completou 18 anos (acreditem!) e, neste sábado, garantiu a primeira dele defendendo o Brasil, nos Jogos Sul-Americanos de Santiago (Chile), no adestramento por equipes. Trata-se de João Victor Marcari Oliva, filho da Rainha Hortência, e que agora traça o próprio caminho.

Nascido em fevereiro de 1996, João Victor quase atrapalhou que a mãe fosse a Atlanta. Gerado um ano após o título mundial de 1994, o pequeno bebê acompanhou Hortência nos treinamentos em São Roque (eu tava lá!), mas toda a logística para levá-lo aos Estados Unidos colocou em sério risco a participação da Rainha do Basquete na Olimpíada.

No fim das contas os dois foram. Ela, amamentando. Ele, mamando e servindo de xodó da seleção que encantou o País. Naquela Olimpíada, Hortência começou mal, com 2 pontos contra o Japão, mas foi crescendo de rendimento. Somou 20 pontos em dois jogos, inclusive na semifinal, contra a Ucrânia, que garantiu a primeira final olímpica do basquete brasileiro. Na decisão, 111 x 87 para os EUA. Prata!

João Victor, claro, não lembra de nada disso. Filho do empresário da noite José Victor Oliva, o garoto preferiu o cavalo às quadras. "Não tenho esse gosto pelo basquete, mas tenho pelo cavalo. Não sei explicar a razão, mas é assim. Eu tento ser focado como minha mãe, visto a camisa do Brasil com todo o orgulho e dou o meu máximo sempre", disse, antes da competição.

Publicidade

Aos 18 anos, já é um dos melhores do Brasil no adestramento. Neste sábado, fez sua estreia como atleta de uma delegação brasileira e se deu bem.

Montando Xamã dos Pinhais, obteve 67,665% de aproveitamento e ajudou a equipe brasileira a conquistar o ouro. Além dele, o time teve Pia Aragão, Leandro Silva e João Paulo dos Santos. Desses, só o conjunto de Leandro foi melhor. Com o resultado, eles garantiram ao Brasil uma vaga nos Jogos Pan-Americano Toronto/2015. A conquista ainda marcou a estreia da belga Mariette Whitages como técnica da equipe brasileira.

"Minha mãe já passou várias dicas de como vai ser a competição, a pressão. Com certeza ela ficou muito orgulhosa com a minha classificação, falou com vários amigos dela e me parabenizou. Não sei se um dia vou chegar perto do que ela foi, mas vou tentar chegar a um lugar parecido". Sangue bom ele tem!

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.