Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Rodrigo do Nascimento surpreende e é campeão brasileiro de estrada

PUBLICIDADE

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Lá vai mais uma notícia velha: o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada. A competição aconteceu no último fim de semana de junho, em São Carlos, no interior de São Paulo. Diferente das Voltas, onde os atletas das principais equipes têm mais chance de vencer (porque têm apoio de atletas melhores por mais tempo), no Brasileiro, que acontece em etapa única, todos correm praticamente em igualdade de condições.

PUBLICIDADE

E foi assim que surgiu o novo campeão brasileiro de estrada: Rodrigo do Nascimento, da equipe São Francisco Saúde/Botafogo de Ribeirão Preto. Ele conseguiu desgarrar do pelotão e vencer com mais de 20s de folga do bloco que teve Alex Diniz (Funvic/São José dos Campos), Alan Maniezzo (Americana) e Rodrigo Melo (Dataro). Favoritos, Otávio Bulgarelli (Funvic) foi apenas o quinto e Gideoni Monteiro (Ribeirão) o 11º. No sub-23, só quatro atletas completaram a prova de mais de 4h30, com vitória de João Marcelo Gaspar, da Ironage. Aliás, muita gente boa, como Magno Nazaret, não conseguiu terminar.

No feminino, prova de duas horas e poucas desistências. Chegada muito equilibrada em que Luciene Ferreira, da Funvic, venceu a veterana Clemilda Fernandes. Flávia Paparella (DNA/Plan7) terminou em terceiro como grande surpresa. Atlettas da seleção, vieram na sequência Uênia Fernandes, Ana Paula Polegatch e Fernanda Souza. Márcia Fernandes venceu no sub-23.

No contra-relógio (prova de 32km em que cada ciclista larga em separado, sem ajuda de jogo de equipe, portanto), o título brasileiro ficou com Luiz Tavares (São Lucas/Americana), que se tornou pentacampeão aos 34 anos. Magno Nazaret (Funvic) e Rodrigo do Nascimento (Ribeirão) completaram o pódio. No sub-23 deu André Almeida, de Barueri, seguido de William Chiarello (Americana)

Entre as mulheres, domínio da família Fernandes. Clemilda venceu no geral (seguida de Fernanda Souza e Luciene Ferreira, da Funvic) e Márcia ganhou com muita folga no sub-23. Flávia, Uênia e Ana Paula fecharam o grupo das seis melhores também no contra-relógio, que tem prova de 20km no feminino.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.