PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Sua dose diária de esporte olímpico brasileiro

Victor Penalber se inspira em Rafaela após eliminação

Victor Penalber e Rafaela Silva têm suas histórias ligadas. Os dois foram medalhistas em Mundial nas categorias de base, lutavam diante de família e amigos no Rio, cidade natal de ambos, e competem pelo mesmo clube, o Instituto Reação. Mas o resultado deles no Maracanãzinho foi muito diferente. Ela foi campeã na quarta-feira, enquanto ele chegou ao Mundial como primeiro colocado do ranking e, nesta quinta, sequer se aproximou da briga por medalhas.

Por Demetrio Vecchioli
Atualização:

Agora, Victor Penalber usa Rafaela Silva como inspiração. Afinal, ela também passou por uma enorme frustração, quando aplicou um golpe ilegal e foi desclassificada nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, e se redimiu com o título mundial no Rio.

PUBLICIDADE

"O exemplo dela é fundamental. Não só para mim, como para todos nós da seleção. Ela sofreu um monte de crítica injusta e voltou mais forte depois de Londres. É o exemplo que eu quero seguir", disse Victor Penalber, logo após deixar o tatame do Maracanãzinho eliminado pelo francês Loic Pietri.

Assim como aconteceu com Rafaela no ano passado, Victor Penalber também saiu muito frustrado da competição nesta quinta-feira. "É um sonho que foi tirado da gente. Tudo o que a gente sonhou está em pedaços. Eu colocava a cabeça no travesseiro todo dia sonhando em estar no lugar mais alto do pódio", contou o judoca da categoria até 81kg.

Na área de entrevistas do Maracanãzinho, ele não cansou de repetir o erro que lhe eliminou nas oitavas de final do Mundial. "Eu não podia ter tirado a mão esquerda. Eu sabia que era o golpe forte do atleta e usava minha mãe esquerda para atrapalhar. Mas ele soube tirar a minha mão com o ombro, me desequilibrou e entrou por baixo", contou.

Victor Penalber, de apenas 23 anos, prometeu não baixar a cabeça. "Eu sonhava coisa diferente. Agora é estudar os erros e continuar treinar treinando forte. Bola para frente. Tenho que absorver a queda", disse o judoca brasileiro.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.