Foto do(a) blog

Futebol: bastidores e opinião

Palmeiras tem medo de Gabriel Jesus

Gabriel Jesus ainda não sabe quando vai estrear no time profissional do Palmeiras. O receio de lançar o garoto aos leões é a velha ladainha de que ele não está pronto para encarar os marmanjos. Poderia ser "queimado". Balela.

PUBLICIDADE

Por Luiz Prosperi
Atualização:

Gente graúda dentro do clube tem medo de expor Gabriel Jesus com receio de chamar atenção dos gigantes da Europa. Gigantes dispostos a pagar a multa contratual, cerca de R$ 30 milhões (a bagatela de 10 milhões de euros), para levar o menino embora. Uma pechincha aos europeus. Seria como tirar o pão da boca da torcida.

PUBLICIDADE

A encrenca é que há muito tempo o Palmeiras não tem na base uma promessa tão especial como esse garoto. Só para ter uma base do que ele é capaz, basta olhar os seus números: de 2012 a este início de 2015, Gabriel Jesus disputou 35 jogos nos times de base do Palmeiras e anotou impressionantes 97 gols - média de 2,7 gols por jogo - em competições oficiais.

"É um jogador diferenciado", diz Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras. Se Mattos atesta que o menino é mesmo um fenômeno, então por que o garoto não joga?

Outros clubes brasileiros não têm esse pudor do Palmeiras. Neymar estreou aos 17 anos no Santos e subiu como um foguete. Continua subindo até hoje. Neymar foi lançado em uma rodada do Campeonato Paulista. Aliás, Paulista, Mineiro, Carioca e outros estaduais servem para experiências, lançar gente nova.

No caso da estreia de  Gabriel Jesus, a palavra está com Oswaldo de Oliveira. É certo que a ordem final tem de vir do presidente Paulo Nobre. Há pouco mais de um mês, Nobre renovou o contrato de Gabriel até 2019. O clube tinha 80% dos direitos do garoto. Ficou apenas  com 30% e deu 70% aos agentes e família do menino.

Publicidade

Destaque nos treinos, Gabriel Jesus tem feito uma penca de gols no meio das cobras criadas. A joia, como a torcida palmeirense gosta de chamar o jovem atacante, só quer jogar bola.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.