PUBLICIDADE

Roger Gracie desce de categoria e mostra evolução na trocação

Agora lutando entre os médios, Roger voltou a vencer um combate de MMA. O brasileiro derrotou o experiente Keith Jardine na decisão unânime dos juízes no Strikeforce, segundo maior evento de lutas marciais mistas do planeta. Agora, ele soma cinco vitórias, sendo as quatro primeiras por finalização, e uma derrota.

Por fabiolopes
Atualização:
 Foto: Estadão

Dez vezes campeão mundial de jiu-jitsu e representante da família que reinventou esse esporte, Roger demonstrou uma grande evolução em seu jogo. Provavelmente o nocaute que sofreu para Muhammed Lawal em sua quinta luta de MMA, em setembro de 2011, serviu de importante lição para o brasileiro.

PUBLICIDADE

Acostumado a superar diversidades desde os tempos em que vestia o kimono e competia na arte suave, Roger percebeu que atualmente no MMA é preciso muito mais que cozinhar o oponente, até levar a luta para o chão e, assim, conseguir a finalização.

Claro que o jiu-jitsu continua sendo a principal arma do Gracie. Entretanto, ele realmente entrou de cabeça em sua preparação e foi buscar mais conhecimento na luta em pé. Tanto que realizou seu camp na academia Black House de Los Angeles, onde contou com a ajuda do ex-campeão do UFC Lyoto Machida.

Mais leve e em uma nova categoria, Roger dominou os dois primeiros rounds, onde conseguiu boas cotoveladas e terminou as parciais montado. No terceiro round demonstrou cansaço e foi atingido por socos perigosos de seu oponente, mas saiu do octógono com a vitória.

Nos tatames, Roger sempre demonstrou uma batalha constante pela perfeição, aprendendo com os erros e retornando cada vez mais refinado. Se o Gracie vai conseguir o mesmo sucesso no MMA que conquistou no jiu-jitsu isso ninguém sabe. Mas o caminho está bem traçado. Com isso, o brasileiro em breve pode estar se destacando entre os principais nomes da categoria.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.