Shogun luta contra Gustafsson de olho no cinturão de Jones

Maurício Shogun terá a oportunidade neste final de semana de impressionar o chefão do UFC e, com isso, provar que merece uma revanche contra Jon Jones na luta pelo título dos meio-pesados no principal evento de MMA do planeta.

PUBLICIDADE

Por fabiolopes
Atualização:

 Foto: Estadão

Para isso, não basta o brasileiro vencer a luta contra o sueco Alexander Gustafsson, sábado (08/12), em Seattle. Precisa apresentar bom desempenho, empolgar o público e conquistar a confiança novamente do chefão do UFC.

PUBLICIDADE

Preparado o brasileiro aparenta estar.  O treinador de Shogun, Andre Dida, postou nesta segunda-feira (03/12) nas redes sociais a foto do último treino em Curitiba antes do embarque para os Estados Unidos. Além disso, comentou que o lutador está "pronto pra guerra".

Mas por que um ex-campeão do UFC que vem de vitória no último combate precisa provar suas qualidades? A resposta é simples. Apesar de conseguir o nocaute, Shogun não teve um bom desempenho na luta contra o americano Brandon Vera, já que cansou logo no início da luta e, assim, correu riscos desnecessários. Na época, o brasileiro prometeu ainda dentro do octógono um condicionamento físico melhor em sua próxima oportunidade.

Shogun perdeu também alguns pontos com Dana White ao recusar substituir Dan Henderson, machucado, no confronto contra Jones. Na ocasião, assim como Lyoto Machida , o brasileiro alegou pouco tempo para se preparar para um combate tão importante. Vitor Belfort então aceitou e, mesmo perdendo, fez uma brilhante luta e foi muito elogiado tanto pelo adversário quanto pela organização do evento.

Claro que os pensamentos de Shogun devem estar no momento direcionados apenas para Gustafsson, um lutador perigoso, que tem 16 vitórias e uma derrota em sua carreira. No combate deste sábado, é preciso demonstrar principalmente um bom preparo físico, além da técnica e da disposição que sempre marcaram a carreira do brasileiro.

Publicidade

Entretanto, em caso de vitória, o brasileiro deve reivindicar a chance de lutar mais uma vez pelo cinturão. Qualidades não faltam. E ensinamentos também não. Afinal, já ficou provado que Jones sabe aproveitar muito bem os espaços deixados por atletas que cansam dentro do octógono.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.