Vitor não pode ser subestimado por Jones no UFC

Após a recusa de Jon Jones de aceitar a luta contra Chael Sonnen, o adiamento de um evento do UFC por conta disso, a euforia de ver Vitor Belfort aceitar o desafio mesmo em uma categoria de peso superior e todo o treinamento envolvendo a disputa do cinturão, chegou a hora de avaliar as chances do brasileiro neste combate.

PUBLICIDADE

Por fabiolopes
Atualização:
 Foto: Estadão

O combate acontece neste sábado (22/09), em Toronto, no Canadá. Nas bolsas de apostas, Vitor é o azarão. Mas aqui o grande jargão de que em uma luta da MMA tudo é possível se encaixa com perfeição.

PUBLICIDADE

Os lutadores já estão na cidade. Vitor chegou batendo o peso da categoria, até 93 quilos. Jones ainda não, mas falta pouco. Não acredito que esse fator fará qualquer diferença no confronto, trazendo alguma vantagem por conta de dificuldades com a balança.

Além de ter passado por todos os seus adversários, muitos até com muita facilidade, o americano passa por um bom momento na carreira, tem maior envergadura, os braços mais longos do UFC, trocação qualificada, ótimas quedas, cotoveladas devastadoras principalmente no ground and pound e também sabe finalizar.

Ao ver dessa forma, Jones pode parecer imbatível. Mas é possível sim apostar em um grande combate e também na vitória do brasileiro.

Há muitos anos no MMA, não foi sem qualificações que Vitor recebeu o apelido de Fenômeno. Por isso, acredito que o brasileiro pode estar sendo subestimado por muitos, já que possui experiência, vivenciou todos os tipos de situação dentro de um octógono e aparenta estar motivado ao extremo para conseguir mais um cinturão.

Publicidade

Apesar da envergadura menor, Vitor encontra em seu boxe uma importante arma contra Jones. Com as mãos consideradas mais rápidas e perigosas do MMA, o brasileiro deve achar a distância para golpear com potência e velocidade.

Acho difícil Vitor ser surpreendido em pé mais uma vez como aconteceu na luta contra Anderson Silva. E acredito que ele viu que a estratégia de entrar e sair com agilidade do raio de ação de Jones utilizada por Lyoto Machida pode ser um caminho.

Mas e se a luta for para o chão? Aí, as cotoveladas assustam, já que o americano costuma ser implacável com seus adversários, castigando até conseguir o nocaute ou encontrar um espaço para a finalização.

Mesmo assim, nunca podemos subestimar as qualidades de um faixa-preta de jiu-jitsu formado por Carlson Gracie, como é o caso de Vitor. No chão, o Fenômeno encontra a sua segunda casa dentro do octógono, com um bom repertório capaz de escapar de situações desfavoráveis.

Em sua carreira, o fator psicológico sempre foi um adversário para Vitor, que já passou por ótimos e maus momentos. Porém, ele aparenta estar confortável e bem motivado para o combate.

Publicidade

Resumindo: o americano segue como o favorito para a defesa do título. Mas acredito que recusar lutar com Chael Sonnen acabou sendo um mau negócio para Jones, já que Vitor é muito mais perigoso e completo.

O Fenômeno tem boas chances de surpreender a todos e trazer mais um cinturão para o Brasil, afinal, filho teu não foge à luta. Com isso, o combate promete ser muito bom.  Agora, é esperar para ver. Já estou em contagem regressiva.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.