PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Bastidores e curiosidades do Dacar

A história da Mitsubishi nas maiores provas do mundo

Beleza?

Por Ricardo Ribeiro
Atualização:

O Dakar está chegando, mas antes da poeira subir, vamos falar com empresas do Brasil que mais investem em competição para o desenvolvimento do esporte e de produtos cada vez melhores para os consumidores comuns. Além da Honda (leia mais aqui), a Mitsubishi também participa das maiores provas, como o Dakar e Rally dos Sertões, e organiza vários eventos exclusivos para clientes, tanto no asfalto quanto na terra. Fizemos uma entrevista exclusiva com Guilherme Spinelli, piloto da equipe Mitsubishi Petrobras e diretor da empresa Ralliart Brasil, especializada na preparação de carros da marca para competições off-road.

PUBLICIDADE

Qual a expectativa da equipe para o Dakar 2016?É difícil falar em expectativa quando se trata do Rally Dakar. É um rali muito complexo, difícil e exigente com as equipes. Estamos nos preparando da melhor forma possível, temos duplas muito fortes e um time que está mostrando comprometimento e garra já na preparação para o rali. Todos estão com muita vontade de fazer um ótimo Rally Dakar.

Guilherme Spinelli, piloto e diretor da Ralliart Brasil Foto: Estadão

 

Da esq. para dir.: Carlos Sousa e Paulo Fiuza, de Portugal; Guilherme Spinelli, Youssef Haddad, João Franciosi e Gustavo Gugelmin. Duplas da equipe Mitsubishi Petrobras estão prontas para a batalha no Dakar 2016. Foto: Sanderson Pereira/Photo-S/Divulgação

O que a equipe aprendeu em relação aos últimos anos? O que fez para evoluir?É um trabalho constante. A cada rali que participamos, buscamos evoluir em alguma coisa, seja na parte técnica, na estratégia, na logística ou em qualquer outra área. O Dakar é muito longo, por isso temos que aprimorar, a cada etapa, o equilíbrio entre velocidade e resistência do carro.

Qual vai ser a estrutura da equipe no Dakar? Quantas pessoas, número de veículos etc?Teremos três ASX Racing no Rally Dakar. Dois deles pela Equipe Mitsubishi Petrobras, com Youssef e eu em um carro e Carlos Sousa e Paulo Fiuza no outro. O terceiro ASX Racing participará pela Ralliart Brasil, com a dupla João Franciosi e Gustavo Gugelmin. Para dar todo o suporte para as duplas, teremos uma equipe de 25 pessoas, dois caminhões de peças de reposição, um motor home para os pilotos e 3 Pajero 4x4 de apoio e logística.

Guilherme Spinelli e Youssef Haddad com o Mitsubishi ASX. Foto: Gustavo Epifânio/Mitsubishi/Divulgação

Os eventos servem como "laboratório" para o desenvolvimento de produtos?Com certeza. Os carros quando são colocados em um rali, são expostos a situações de exigência extrema.

Publicidade

A Mitsubishi investe pesado em eventos, como a Cup, Outdoor, Sertões, corrida de aventura e Dakar. Quais eventos continuará apoiando/patrocinando em 2016?Ainda não temos detalhes sobre a próxima temporada de competições, mas posso garantir que Mitsubishi continuará apoiando o esporte como sempre fizemos.

Spinelli e Haddad. Foto: Victor Eleutério/Divulgação

Qual o investimento da Mitsubishi em competições?Não divulgamos nossos investimentos.

Cite exemplos de peças/componentes dos carros de rua que foram criados e/ou melhorados a partir da participação em ralis.Os componentes vão desde amortecedores, reforços de peças de suspensão, molas, chapões protetores de cárter até kits de performance de motor.

Como começou o relacionamento Guiga/Youssef? Há quanto tempo existe a parceria?Desde o início de 2000 trabalhamos juntos. No começo, Youssef era engenheiro da equipe eu era piloto. Desde então, foram muitos testes, projetos e campeonatos trabalhando em equipe. Formou-se uma sólida amizade além da parceria profissional. Em 2010 começamos a correr juntos na L200 Triton SR, agora com o Youssef como navegador. Ele, inclusive, participou do desenvolvimento daquele carro, o que se mostrou uma vantagem durante a competição. Até hoje, além de sermos uma dupla durante as corridas, formamos um time também da Ralliart Brasil, onde ele é o gerente geral e eu sou o diretor.

Nota: Valeu pela força, Fernando Solano (gerente de comunicação da Mitsubishi)!

Publicidade

Ricardo Ribeiro, paulista, 44 anos, é jornalista, louco por internet, tecnologia, fotografia e café. Já participou dos maiores ralis do mundo, como o Paris-Moscou-Ulan Bator-Pequim, entre França, Alemanha, Holanda, Finlândia, Rússia, Cazaquistão, Mongólia e China. Também cobriu quatro vezes o até então 'Paris-Dakar' no Marrocos, Mauritânia, Líbia, Egito, Tunísia, Mali, Burkina Faso e Senegal, na África. Já trabalhou na divulgação de mais de 10 edições do Rally dos Sertões, Enduro da Independência e Rally Cerapió/Piocerá, no Brasil. O conteúdo produzido por Ricardo Ribeiro foi amplamente divulgado pelo jornal O Estado S.Paulo, Jornal da Tarde, Agência Estado, Rádio Eldorado e pelos canais ESPN Brasil, Band, Record e SBT, além de importantes revistas especializadas como Quatro Rodas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.