Foto do(a) blog

Bastidores e curiosidades do Dacar

Brasileiro busca o bi no Rally Dakar e leva "camisinha com mangueira" na bagagem

Camisinha com mangueira? É isso mesmo? Calma, vou explicar...

PUBLICIDADE

Por Ricardo Ribeiro
Atualização:

Fala amigos e amigas fãs do Rally Dakar! A contagem regressiva não dá trégua e dia 2 de janeiro começam as atividades na Arábia Saudita para a largada da edição 2020, que terá cerca de 7.800 quilômetros. A largada será dia 5 de janeiro e a chegada 17.

PUBLICIDADE

Pilotos, navegadores e equipes de 63 nacionalidades vão disputar a maior prova do mundo nas categorias Carros, Motos, UTVs, Quadriciclos e Caminhões. Entre eles, três brasileiros: a dupla Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (UTVs) e Lincoln Berrocal (Motos).

Varela e Gustavo venceram o Dakar 2018 e vão tentar o bi em 2020 com um UTV Can-Am Maverick X3. Eles também conquistaram a Copa do Mundo de Rally Cross Country FIA em outubro, no Marrocos. Berrocal fará a segunda participação (em janeiro de 2019 ele não terminou) e correrá com uma KTM 450 cilindradas.

Reinaldo Varela (dir) e Gustavo Gugelmin. Foto: MCH/Divulgação

Piloto de rali usa "camisinha com mangueira"

Mas antes de começar a prova, que tal conhecer um pouco dos bastidores dos preparativos da viagem? Eu pedi o checklist de Reinaldo Varela e ele mandou uma "listinha" com mais de 100 itens, que vão desde roupas de frio e medicamentos até... "camisinha com mangueira"! Sim, é isso mesmo: um treco que parece um preservativo e tem uma mangueira na ponta, que vai da virilha até o pé!

Publicidade

Mas afinal, o que é uma "camisinha com mangueira"? Bom, vamos explicar para que serve o tal "equipamento" em uma prova de rali.

Em competições longas, onde os competidores ficam várias horas dentro do veículo e não podem parar para, digamos, ir ao banheiro, pilotos e navegadores usam várias artimanhas para dar um jeito nas necessidades. Uma delas é a fralda geriátrica, mas já vi pilotos que não se adaptaram e preferem fazer na roupa mesmo. Ou simplesmente seguram até a próxima parada.

Mas hoje existe uma outra ferramenta para ajudar quem está com a bexiga cheia: um produto originalmente desenvolvido para incontinência urinária no formato de preservativo. Ele é preso com fita adesiva especial e uma mangueirinha leva o líquido até próximo o tornozelo, escorrendo pelo assoalho do carro, UTV ou caminhão. Vai depender de cada piloto.

Checklist de Reinaldo Varela para o Rally Dakar na Arábia Saudita

Acessórios para a corrida Macacão Camisa resistente ao fogo Calça Meia preta Balaclava Luvas corrida Cinta de cintura Sapatilha Munhequeira Capa de chuva para carro aberto

Publicidade

Roupas Camiseta equipe Camisa pólo Camisa social Jaqueta Preta Calça oficial da equipe Bermuda oficial da equipe Luva de frio Gorro de frio Segunda pele - blusa Segunda pele - calça Bonés Tênis Capa de chuva para os pés Chinelo Bandeira do Brasil

PUBLICIDADE

Documentos Carteira CBA Licença internacional Exame médico Carteira de vacinação Carteira internacional de motorista Passaporte Passaporte brasileiro e visto da Arábia Saudita Passaporte português Cartão de crédito e débito Dinheiro

Detalhes Camisinha com mangueira Cuecas vermelha/azul Óculos de grau Óculos polarizado Óculos de grau bifocal transparente Pochete Monster vários sabores (despachar por navio)

Eletrônicos Capa com carregador de celular Carregador de celular para carro Carregador de celular Bateria extra de celular Câmera Go Pro Suporte de Go Pro Carregador Go Pro Adaptador de chip Go Pro Cabo Go Pro Cartão de memória Capa de celular impermeável Carregador de energia universal Adaptador celular Telefone via satélite Relógio grande com cronômetro Balança

Equipamentos de segurança Hans Capacete Stilo Capacete Impact Pescoceira vermelha Pescoceira curta preta Saia de pano do capacete Viseiras amarela e cinza Fio de conexão de áudio do capacete Fone de ouvido GPS Canivete Cadeado Lanterna Calibrador de pneus Espuma do banco Espuma do banco (encosto) Camelbak (espécie de mochila para levar água para hidratação) Adesivos de patrocinadores Chave de trocar correia

Publicidade

Higiene pessoal Escova de cabelo Escova de dente Pasta de dente Fio dental Cortador de unha Aparelho de barbear Desodorante Lente de contato Colírio Loção de cabelo Espuma para os ouvidos Tapa olho Mordedor Remédio de sono Remédio para dor Guaraná Pomada para herpes

* Ricardo Ribeiro, 48 anos, já participou dos maiores ralis do mundo, como o Paris-Moscou-Ulan Bator-Pequim. Cobriu 7 vezes o 'Paris-Dakar', na Europa, África e América do Sul, e já trabalhou em mais de 10 Sertões.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.