PUBLICIDADE

Eduardo Paes critica concentração de recursos e poder

RIO - Na abertura oficial da Cúpula dos Prefeitos, evento paralelo à Rio+20, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) criticou a concentração de poder e de recursos nos governos centrais - o que, segundo ele, dificulta a implementação de políticas públicas na área ambiental e de sustentabilidade.

Por João Coscelli
Atualização:

Ele sugeriu aos representantes das outras metrópoles presentes ao evento que sejam estabelecidas metas ambientais e de sustentabilidade ao final do encontro - programado para amanha, no espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana. O município do Rio vai propor que as cidades que integram a Cúpula reduzam em 12% as emissões de gases até 2016.

PUBLICIDADE

"É fundamental que cada vez mais os governos locais estejam empoderados (sic) sob ponto de vista financeiro, para que eles realizem e implementem as suas políticas publicas", disse Paes. "Mas a verdade é que esse encontro tem que ser muito mais que um espaço para que nós, prefeitos, ou governantes locais, estejamos aqui para reclamar, contestar", afirmou o prefeito do Rio.

Paes convocou os demais prefeitos a estabelecer metas e "inspirar" os chefes de Estado que participarão da cúpula principal da Rio+20, no Riocentro entre os dias 20 e 22. "Todos nós esperamos que as decisoes oficiais tomadas na Rio+20 avancem no sentido de ampliar os desafios da sustentabilidade. Mas o primeiro passo que os governos locais podem dar, até para inspirar os chefes de estado, é tomar decisoes concretas e entender que esse jogo só vai ser mudado se todos nós agirmos", afirmou.

O prefeito do Rio participa agora do anúncio do Programa de Desenvolvimento de Baixo Carbono da cidade financiado pelo Banco Mundial.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.