PUBLICIDADE

Rio+20 quer 'mercantilizar' recursos naturais, diz organizadora da Cúpula dos Povos

Organizadores da Cúpula dos Povos, que reúne dezenas de movimentos sociais no Rio de Janeiro, denunciaram que a Rio+20 pretende "mercantilizar" os recursos naturais do planeta e que o conceio de economia verde só é respaldado pelas empresas porque lhes interessa.

Por João Coscelli
Atualização:

"Foi constatado que a economia verde proposta pela ONU é um fracasso e, inclusive, a causa da crise alimentícia da atualidade", disse Larissa Packer, uma das coordenadoras da Cúpula dos Povos. Segundo ela, a "economia verde", um dos conceitos centrais debatidos na Rio+20, tem uma forte influência do setor corporativo que quer pôr preço aos bens comuns como água e florestas.

PUBLICIDADE

"A privatização das patentes das sementes é um claro exemplo, porque não serviu para acabar com a fome no mundo. O próprio secretário das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reconheceu que os países fracassaram em conseguir as Metas do Milênio e a fome continua", destacou a ativista brasileira.

Larissa ainda cobrou mais atenção dos órgão internacionais. "As alternativas propostas na Cúpula são questões trabalhadas pelos movimentos sociais há muito tempo, mas que infelizmente a ONU não presta atenção", disse.

A cúpula, que será realizada até 22 de junho, dia do encerramento da Rio+20, espera receber mais de 20 mil pessoas em cerca de 800 atividades programadas no Aterro de Flamengo, uma das principais áreas verdes do Rio de Janeiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.