EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Futebol, seus bastidores e outras histórias

Opinião|Info da tabela da Copa é premiado. Parabéns a todos

Infográfico produzido pelo Estadão para o sorteio de grupos da Copa do Mundo ganhou o prestigiado prêmio SND (Society for News Design), anunciado nesta segunda-feira, em sua 35ª edição. Trata-se do 'Oscar do design gráfico', como a turma da Arte me disse. A entidade, sediada em Nova York, é uma organização internacional para veículos de comunicação que privilegiam a forma de transmitir informações de maneira visual. O prêmio é uma referência em design e foca os melhores trabalhos visuais/informativos em publicações no mundo todo. Não é pouco. E dá orgulho ter participado disso.

PUBLICIDADE

Foto do author Robson Morelli
Atualização:

O Estadão publicou em sua edição desta quarta todos os trabalhos premiados.

PUBLICIDADE

O infográfico do sorteio da Copa recebeu Prêmio de Excelência. Montamos a tabela da Copa de acordo com o andamento do sorteio. Trabalho inédito. A tabela, com informações das 32 seleções e seus principais jogadores e forma de atuar, foi montada em tempo real. Na minha opinião, a grande sacada do info.

No ano passado, o mesmo prêmio já havia sido dado para a série de infográficos sobre os projetos dos estádios da Copa.

O desafio foi atualizar em tempo real as informações, de modo que o leitor pudesse ter a dimensão exata e instantânea de como estavam ficando as formações dos grupos. Tudo em tempo real.  Quando foi proposto fazer um info em tempo real, de um evento tão importante como é o sorteio do grupo de uma Copa, a primeira reação foi de que isso não seria impossível. Nunca havíamos feito algo parecido. Com o tempo, todos compraram a ideia e nos mobilizamos para isso. Deu certo.

Além da premiação na área esportiva, o Estadão também foi contemplado com outros trabalhos do prêmio SND deste ano. Receberam o Prêmio de Excelência duas edições especiais do Paladar, sobre Bacalhau e Páscoa, além do especial sobre a Família Imperial Brasileira e a visita do Papa Francisco ao Brasil.

Publicidade

Opinião por Robson Morelli

Editor geral de Esportes e comentarista da Rádio Eldorado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.