Já dá para dizer que o Palmeiras caminha para nova fila de títulos no Campeonato Brasileiro?

Robson Morelli

14 de agosto de 2011 | 20h00

O Palmeiras precisa dar uma resposta ao seu torcedor. E com urgência. O time empacou, emperrou, parou de fazer gols e ganhar partidas. Perdeu duas consecutivas para o Vasco em jogos que poderia ter engolido o adversário. Está quase fora da Sul-Americana. Dizer que a fase é ruim não convence, é simplista demais para um elenco que consome R$ 5 milhões mensais do clube.

É caminho pantanoso comparar o futebol em campo com o salário sagrado de cada mês, mas a qualidade de um grupo passa obrigatoriamente por esse terreno. E o Palmeiras remunera bem seus jogadores. Portanto, não basta apenas correr e se esforçar. É preciso ganhar, acertar o pé, ter tranquilidade na frente do goleiro. Mostrar, enfim, alguma qualidade. Se não tiver isso, que vá jogar no “Fim de Carreira”.

A cobrança vai se acumulando não mais partida por partida, mas temporada por temporada. O último título do Palmeiras foi conquistado em 2008, um campeonato paulista sem grande expressão. Em torneio maiores, o Palmeiras já amarga sua fila, como amargou durante quase 17 anos em épocas remotas.

O último Campeonato Brasileiro foi conquistado em 1994. A Libertadores, única na história do clube, é de 1999. O torcedor quer faixa de peso.

Felipão precisa cobrar e ensinar mais seus jogadores também. Kleber não faz gol desde junho, contra o Avaí. Armou aquela tremenda confusão sobre sua transferência para o Flamengo e não jogou mais. Parece até fora de forma, pesadão. Atua longe da área. E logo dele que se esperava mais. Assim também como é de Valdivia que se deve cobrar. Por quê? Porque ele é craque. Mas vive fora de forma, machucado. Estamos em agosto, mais perto do fim do que do começo da temporada e nada de Valdivia jogar bem. Entra, sai, vai para a seleção do Chile, fica machucado, perde a forma.

Até parece que o Palmeiras virou a casa da sogra, todo mundo pode tudo e ninguém tem obrigação nenhuma. E vai levando. Daqui a pouco estaremos em setembro e o time ainda carece de entrosamento, de jogadas ensaiadas. Quando a diretoria atrasa salários, os próprios jogadores são os primeiros a vazar a informação na imprensa. Eles então precisam jogar mais. Mostrar mais qualidade. Ganhar partidas.

Confira aqui os títulos do Palmeiras: http://www.sitedopalmeiras.com.br/titulos-do-palmeiras/

BRASILEIRÃO 2011 APÓS A RODADA DESTE FIM DE SEMANA

1 – Corinthians 34 pontos
2 – Flamengo 34
3 – São Paulo 32
4 – Vasco 30
5 – Botafogo 28
6 – Palmeiras 27
7 – Inter 25
8 – Figueirense 23
9 – Fluminense 21
10 – Coritiba 21
11 – Cruzeiro 21
12 – Ceará 19
13 – Grêmio 18
14 – Bahia 18
15 – Atlético-GO 16
16 – Santos 15
17 – Atlético-MG 15
18 – Atlético-PR 13
19 – Avaí 13
20 – América-MG 11

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.