PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Futebol, seus bastidores e outras histórias

Opinião|Os clubes, de modo geral, continuam passando o pires, com atrasos de salários e dívidas cada vez maiores

O exemplo do Botafogo é o pior de todos, com jogadores sem receber e sendo mandados embora do clube

Foto do author Robson Morelli
Atualização:

O futebol brasileiro começou esta temporada com tanto barulho em nome de uma reformulação geral no comportamento dos dirigentes, com jogadores ameaçando parar os campeonatos, e com os membros do Bom Senso FC entrando de carrinho em cima das más gestões das instituições,  CBF e clubes, sobretudo. A lei da responsabilidade tinha de sair do papel. Jogadores cruzaram os braços e se sentaram no gramado.

PUBLICIDADE

O mesmo futebol brasileiro chega ao fim do ano, e de suas atividades, pior do que começou, com boa parte dos clubes atrasando salários, com contas pendentes e dívidas cada vez maiores. O caso do Botafogo é o pior de todos, com afastamento de jogadores, saldos devedores e sem perspectivas de melhora. Mas não é o único.

O fato é que de prático, prático mesmo, pouca coisa foi feita para melhorar as finanças do futebol de modo geral, e dos clubes em particular. Exceto pelo ganho das federações, como CBF,  a maioria dos times da primeira divisão está passando o pires. Um ou outro consegue se organizar de modo a não atrasar suas folhas de pagamento nem seus compromissos financeiros. Como a venda para o exterior tem sido cada ano mais fraca, o futebol precisa de mecanismos mais regulares para se administrar e gerir seu dinheiro. Isso só nos faz pensar que 2015 será pior do que está sendo 2014.

Opinião por Robson Morelli

Editor geral de Esportes e comentarista da Rádio Eldorado

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.