EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Futebol, seus bastidores e outras histórias

Opinião|Os tribunais vão ter coragem de punir os clubes de futebol por atos homofóbicos?

Torcedores do Vasco chamam São Paulo de "time de bicha" em jogo em São Januário, neste domingo

PUBLICIDADE

Foto do author Robson Morelli
Atualização:

Punição do STJD... A pergunta cabe e sua resposta pode avançar no fim da homofobia nos estádios. Depois da nova determinação do STJD de punir clubes cujas torcidas se manifestam de formas homofóbicas nos estádios, o futebol teve seu primeiro caso em São Januário, no jogo em que o Vasco ganhou do São Paulo por 2 a 0. Em determinado momento da partida, a torcida mandante, e só vale para ela, começou a chamar de "time de bicha" os jogadores do São Paulo.

O apelo do treinador...  Vanderlei Luxemburgo, depois de falar com o juiz, pediu para que os torcedores não chamassem de bicha o time do São Paulo, se não com essas palavras, bem perto disso. O juiz Anderson Daronco anotou a manifestação na súmula e levará o caso adiante.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

 

Decisão exemplar... A questão agora é saber qual será o procedimento dos tribunais sobre isso. Uma decisão rápida e enérgica, com multa, servirá como exemplo para todos os outros clubes do Brasileirão 2019, de modo a fazer com que suas torcidas não cometam o mesmo ato para não prejudicar seu time.

Dinheiro e perda dos pontos... Num primeiro momento, a multa deve ser em dinheiro, de R$ 100 a R$ 100 mil. Em caso de reincidência, perda dos pontos. Em princípio, o STJD não pretende julgar os atos como faz com tudo o que ocorre no futebol. A ideia é determinar penas e fazer cumprir a lei. Xingou? O clube é multado. Fez de novo? Perde os pontos.

Mas como o precedimento ainda não tem jurisprudência, foi a primeira vez depois da nova determinação do Tribunal de Justiça Desportiva, é preciso aguardar para saber o que vai acontecer. Mas a lei só vai pegar se tiver campanhas educativas e punição. O próprio técnico do São Paulo comentou sobre isso após o jogo. Cuca disse que o mundo está mudando e que novas leis estão sendo aplicadas na sociedade. Essa é uma delas.

Opinião por Robson Morelli

Editor geral de Esportes e comentarista da Rádio Eldorado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.