PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Futebol em números

Fábio Carille pode entrar para seleto grupo de técnicos campeões

Campeão Paulista no primeiro semestre, o técnico Fábio Carille, em seu primeiro ano como treinador, está prestes também a se tornar campeão do Brasileirão. Desde 1971, no início do Campeonato Brasileiro, apenas nove treinadores conseguiram a façanha de ganhar o Estadual e o Brasileiro no mesmo ano. Dois deles, Rubens Minelli e Vanderlei Luxemburgo, aliás, fizeram isso mais de uma vez.

Por Rodolfo Rodrigues
Atualização:

Pelo Corinthians, o único técnico que conseguiu tal feito foi Oswaldo de Oliveira em 1999. Naquele ano, porém, Oswaldinho pegou o time na reta final do Paulistão e não do início ao fim, como Fábio Carille. Curiosiamente, Oswaldo fazia naquele ano também sua estreia como técnico, sendo efetivado após um período como auxiliar de Vanderlei Luxemburgo. Outro estreante que também conseguiu dois títulos pelo Corinthians no primeiro ano foi Eduardo Amorim, em 1995, quando levou o time ao título do Paulistão e da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

Técnicos campeões estaduais e do Brasileirão no mesmo ano:1972    Osvaldo Brandão (Palmeiras) 1975    Rubens Minelli (Inter) 1976    Rubens Minelli (Inter) 1988    Evaristo de Macedo (Bahia) 1991    Telê Santana (São Paulo) 1993    Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras) 1994    Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras) 1996    Luiz Felipe Scolari (Grêmio) 1999    Oswaldo de Oliveira (Corinthians) 2003    Vanderlei Luxemburgo (Cruzeiro) 2012    Abel Braga (Fluminense) 2014    Marcelo Oliveira (Cruzeiro)

Treinador do Corinthians pode repetir o feito de Oswaldo de Oliveira de 1999. Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.