Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos do Curso Estado de Jornalismo Esportivo

Alunos da Universidade de Brasília acompanharam jogo da seleção nos Centros Acadêmicos

Liberados pelos professores das aulas, estudantes fazem festa improvisada dentro do campus

PUBLICIDADE

Por João Lacerda
Atualização:

 

Maior concentração foi no CA de agronomia, com direito a churrasquinho (João Bosco Lacerda/Seleção Universitária)  Foto: Estadão

 

João Bosco Lacerda - Seleção Universitária - Especial para o Estado

PUBLICIDADE

BRASÍLIA - A tarde desta quarta-feira, 9, foi animada na Universidade de Brasília (UnB). Grande parte dos estudantes que estavam no campus Darcy Ribeiro, próximo ao centro da cidade, se reuniram para assistir a partida entre Brasil e México, pela segunda rodada da Copa das Confederações. E os principais pontos de encontro foram os Centros Acadêmicos, espaços de confraternização entre os alunos de um mesmo curso.

A maior festa acontecia no centro do curso de Agronomia. O estudante homônimo ao capitão da seleção brasileira, Thiago Silva, que trabalha vendendo churrasquinho no campus, preparou a carne para receber os colegas que quisessem ver o jogo. "É um jeito legal dos alunos que estavam pelo campus assistirem a partida junto, e de eu faturar um pouco mais", diz, sorrindo.

O evento, divulgado por redes sociais, agradou: antes do jogo já não havia espaço nos sofás. A única reclamação ficou por conta da falta de cerveja, cujo venda é proibida nas cercanias da universidade.

Os alunos de computação também fizeram uma grande festa. Com um centro acadêmico que mais parece o quarto dos sonhos de um adolescente, com direito a sinuca, fliperama e dois televisores, os presentes se dividiam entre a partida e os games. "Mesmo tendo jogo da seleção, para alguns a paixão pelos games é maior", brinca o estudante Felipe Ken.

Publicidade

De acordo com a secretaria de comunicação da universidade, as atividades letivas não foram canceladas e deveriam ocorrer normalmente. A grande mairia dos alunos, no entanto, foi liberada das atividades pelos professores. "Se eles dessem aula, não teria quórum", acredita Ken.

Os trabalhadores dos setores de segurança, limpeza e administração da UnB não tiveram tanta sorte. Em horário de trabalho, tentavam encontrar uma maneira de assistir à partida. "A gente têm uma tevêzinha própria para situações como essa", explica o segurança Ricardo Fonseca, que acompanhava a partida rodeado de colegas.

 

Manifestações

Alguns estudantes, no entanto, não se importavam muito com a partida. Membros da Assembléia Nacional de Estudantes Livre (Anel) que estavam no campus faziam cartazes para as manifestações marcadas para amanhã, a partir das 18 horas, que devem voltar a ocupar as ruas de Brasília. "As demandas são as mesmas: mais recursos investidos em áreas sociais, fim da corrupção, protestos contra os gastos na Copa, entre muitas outras", explica a estudante Ana Maria Silva, membro da assembléia.

Um grupo ainda maior estava reunido na rodoviária do Plano Piloto para apoiar as reivindicações do Movimento Passe Livre do Distrito Federal (MPL-DF), que tem por objetivo o fim da cobrança pelo uso do transporte público e o funcionamento do serviço 24 horas por dia. "Tem muita gente da UnB aqui, principalmente das ciências humanas", observa a estudante Aline Resende.

Publicidade

 

Muitos estudantes acompanhavam a manifestação do MPL-DF (João Bosco Lacerda/Seleção Universitária)  Foto: Estadão

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.