Em Natal, aplicativos ajudam motoristas e usuários de transporte público
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Em Natal, aplicativos ajudam motoristas e usuários de transporte público

Seleção Universitária

28 de maio de 2014 | 11h44

Ferramentas permitem envio de alertas sobre trânsito e horários de ônibus

Usuários agora sabem quanto tempo o ônibus levará para chegar a um local (Reprodução)

 

Luan Xavier – especial para O Estado de S. Paulo

NATAL – A missão de trafegar em Natal durante a reta final de preparação para a Copa do Mundo se tornou um pouco menos complicada desde que uma parceria firmada entre o Twitter e a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) torna possível alertar os motoristas da cidade sobre o trânsito da capital potiguar em tempo real.

Lançada no último dia 20, a ferramenta permite que o usuário da rede social passe a receber informações atualizadas sobre o trânsito da cidade através do perfil @156Natal. Para isso, basta um cadastro rápido no Twitter Alerts (www.twitter.com/156Natal/Alerts ).

Os alertas funcionam com informações levantadas pela Semob. Na secretaria, há uma equipe para a coleta e a divulgação dessas ocorrências via Twitter. As consideradas mais importantes, como incidentes causados pelas chuvas, acidentes e desvios de trânsito, são marcadas como alertas e aparecem de forma diferenciada na timeline dos usuários.

“É mais um canal que criamos para estreitar a relação entre o cidadão e o executivo, utilizando as novas ferramentas de comunicação voltada para o serviço público”, diz o secretário de comunicação de Natal, Heverton de Freitas.

Ônibus. Além do perfil @156Natal, Natal agora conta com uma ferramenta voltada para quem usa o transporte público: a integração das linhas de ônibus da cidade com o Google Maps. Desde o início do mês, o serviço mais popular de mapas e GPS do mundo também faz o traçado das linhas de ônibus que atuam na capital potiguar, informando tempo de saída e chegada dos veículos em seus terminais.

O aplicativo ainda permite que o usuário tenha uma previsão de quanto seu ônibus irá demorar para chegar até determinada parada, identificada automaticamente através da localização de seu dispositivo móvel.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: