Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos do Curso Estado de Jornalismo Esportivo

Acampamento em Porto Alegre tem mais de 2,5 mil argentinos

Área chamada de "Fazendinha" foi destinada para abrigar os visitantes

PUBLICIDADE

Por Seleção Universitária
Atualização:

Área chamada de "Fazendinha" foi destinada para abrigar os visitantes

Abrigo feito de lonas está lotado de barracas, faixas e bandeiras da torcida argentina (Lucas Oliveira/Seleção Universitária) Foto: Estadão

 

PUBLICIDADE

Lucas Oliveira - especial para o Estado de S. Paulo

PORTO ALEGRE - A expectativa de que mais de 100 mil hermanos viessem a Porto Alegre para o jogo de quarta-feira, 25, contra a Nigéria, começa a se confirmar. Prova disso é o camping feito por mais de 2,5 mil argentinos no Acampamento Farroupilha Extraordinário, realizado especialmente para o Mundial.

Tudo começou quando Gustavo Bierhals, responsável pelo local, permitiu que um grupo de apenas oito argentinos montassem acampamento. Hoje, segundo ele, são mais de 2, 5 mil acampados no local. "Eles chegaram e fincaram as suas estacas, sem terem pedido nada e eu deixei eles ficarem. Então eu vi na rua mais um grupo que não conseguiam acampar em lugar algum, e trouxe eles também. Começaram a aparecer cada vez mais e mais, então tivemos que montar uma estrutura com lonas, banheiro e água.É uma obrigação nossa fazer isso e nos unimos para atendê-los. Alguns deles já estão até chamando de filial", brinca Bierhals.

Enquanto conversava com a reportagem, um turista pergunta para Bierhals se poderia ir de carro até a praia - ele se refiria às margens do Rio Guaíba - e voltar.Após dizer que sim, o brasileiro disse que os veículos estão sendo cadastrados e que a lotação está esgotada.

Publicidade

Marina da Silva e Silva, que já está sendo chamada de "mama" pelos turistas, é quem cozinhao para as pessoas. "Nós servimos café da manhã, almoço e janta pra eles. Hoje vai ter carne de panela, arroz, feijão e massa. No café, nós demos leite recém ordenhado da vaquinha e um sanduíche", afirma Maria, que trabalha há dez anos no Acampamento Farroupilha e diz estar acostumada a servir 400 almoços por dia. "Eu faço isso sempre, não tem problema nenhum. Eles são educados, só querem fazer festa e dizem que gostam da minha comida", afirma.

O argentino Sebastian Josefe, 33, veio de Buenos Aires e está impressionado com a hospitalidade do local. "Nós viemos para Porto Alegre sem ingresso e sem ter onde ficar. Pensamos em acampar em qualquer lugar. Nunca pensei que encontraria um abrigo, com a comida da 'mama', e onde pudesse tomar banho. Ontem nós comemos até feijoada", disse.

Na segunda-feira, 23, representantes do governo do Estado, da prefeitura, do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Fundação Cultural Gaúcha, se reuniram para definir como será a organização, cadastramento e o esquema de segurança do local. As forças de segurança pública manterão o policiamento especial no Acampamento Farroupilha e nos espaços de eventos da Copa, mobilizadas para a movimentação do grande contingente de turistas previsto para os próximos dias.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.