Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos do Curso Estado de Jornalismo Esportivo

Plano de mobilidade para Copa em Manaus está pronto

Principais mudanças no trânsito foram apresentadas na capital amazonense

PUBLICIDADE

Por Seleção Universitária
Atualização:

 

Bruna Chagas - especial para O Estado de São Paulo

PUBLICIDADE

MANAUS - As principais alterações de trânsito e transporte coletivo para os dias de jogos na Arena Amazônia e para o funcionamento da Fifa Fan Fest foram apresentadas no fim da tarde da quarta-feira, 28, a partir do Plano de Mobilidade para a Copa do Mundo em Manaus. As medidas também contemplam as rotas de ônibus adicionais, estacionamentos para torcedores, serviço para pessoas com deficiência e acesso dos moradores nas áreas de interdição.

Mudanças temporárias ocorrerão no entorno da Arena somente nos dias de jogos e nas proximidades da Fan Fest, quando haverá ponto facultativo na capital. A operação no entorno da Arena começará a partir das 6h, com a implantação do perímetro de segurança atingindo as vias de acesso, como Lóris Cordovil e Pedro Teixeira, e a partir das 12h, a Constantino Nery.

Para garantir a chegada dos torcedores ao estádio serão disponibilizadas linhas exclusivas que farão o trajeto de ida e volta de vários pontos da cidade, indo até a área de restrição estabelecida pela Fifa na Djalma Batista, Constantino Nery, Darcy Vargas e Mario Ypiranga. O restante do trajeto deverá ser feito a pé. O mesmo funciona para quem optar por ir de táxi ou veículo particular.

Já para o deslocamento de idosos, obesos e pessoas com deficiência para o perímetro da Arena serão disponibilizados 10 microônibus adaptados, dotados de plataformas elevatórias com capacidade para transportar até cinco cadeirantes. Cada pessoa poderá levar um acompanhante. O embarque será feito na Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam) e na esquina das avenidas Djalma Batista e Pedro Teixeira.

Publicidade

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), 56% do público que irá aos jogos deve utilizar o transporte coletivo. Outros 30% se dirigirão à Arena a pé. Já no caso da Fan Fest, a SMTU vai operar normalmente com as seis linhas destinadas para Ponta Negra e somente em dias de atrações nacionais, a frota será reforçada. A operação no perímetro imediato do Fan Fest será feita dos dias 12 de junho a 13 de julho, das 9h às 22h.

Todas as informações do Plano de Mobilidade serão reforçadas por meio de um hotsite - cujo domínio será divulgado em breve - criado exclusivamente para o período da Copa, como parte da campanha publicitária, direcionada para os moradores de Manaus e para os visitantes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.