Rio recebe equipamentos de segurança do Ministério da Justiça
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Rio recebe equipamentos de segurança do Ministério da Justiça

Tiago Xavier

13 de junho de 2013 | 17h05

Uma Plataforma de Observação Elevada, dois veículos especiais e um aparelho de imageamento aéreo foram entregues ao governo estadual na tarde desta quinta-feira

Tiago Nicacio – Especial para o Estado

RIO DE JANEIRO – Palco da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude este ano, o Rio de Janeiro recebeu, nesta quinta-feira, um reforço em seu aparato de segurança para esses grandes eventos.

Em solenidade realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, o Ministério da Justiça entregou ao governo estadual uma Plataforma de Observação Elevada (POE), dois veículos especiais – os Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICCMs) – e um aparelho de imageamento aéreo.

O material fornecido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), vinculada ao Ministério da Justiça, irá auxiliar o trabalho das forças de segurança pública e defesa civil.

 

Interior do CICC móvel (Foto: Salvador Scofano/Divulgação)

Uma das ferramentas entregues ao governo estadual, o dispositivo de imageamento aéreo será acoplado a um helicóptero da Polícia Militar, fornecendo imagens em alta resolução para o Centro Integrado de Comando e Controle.Com os CICCMs, as forças de segurança têm a possibilidade de agir rapidamente em caso de emergências.

Equipados com sala para videoconferência, duas câmeras de 360 graus e quatro câmeras fixas, além de banheiro e cozinha, esses veículos especiais serão empregados principalmente em operações no entorno dos estádios e em grandes eventos ao ar livre.

 

Centro Integrado de Comando e Controle – ao fundo – e CICC móvel (Foto: Salvador Scofano/Divulgação)

Por sua vez, a plataforma de observação elevada, dotada de uma câmera de 360 graus que pode atingir até 15 metros de altura, dará um  panorama dos principais pontos da cidade. O equipamento é capaz de captar imagens em alta resolução num raio de até dois quilômetros.

 

Ministro Aldo Rebelo e José Mariano Beltrami se cumprimentam durante entrega do equipamento (Foto: Salvador Scofano/Divulgação)

Estiveram presentes no cerimonial de entrega dos equipamentos o governador Sérgio Cabral, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o vice-governador e coordenador estadual de infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de segurança, José Mariano Beltrame.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.