Foto do(a) blog

O dia a dia dos alunos do Curso Estado de Jornalismo Esportivo

Sem jogos na cidade, paulistanos se reúnem para assistir ao Brasil

Torcida brasileira prestigiou evento no Anhangabaú. Colônia japonesa se reuniu na Liberdade

PUBLICIDADE

Por Victor Costa
Atualização:

 

Mesmo com frio, torcida comparece ao Concentra SP (Renato Machado/Seleção Universitária)  Foto: Estadão

 

Renato Machado e Victor Costa - Seleção Universitária - Especial para o Estado

PUBLICIDADE

Duas culturas e uma só torcida. Tinha feijoada e tempurá, cachaça e saquê, mulatas e olhos puxados. Foi assim que a colônia japonesa se reuniu em São Paulo para torcer para o Brasil. O evento aconteceu na Liberdade, principal bairro da comunidade nipônica na capital paulista. Antes do jogo, a bateria da escola Águia de Ouro agitava o ambiente, alguns nipo-brasileiros até se arriscaram  no samba, mas não mostraram muita desenvoltura.

Japoneses caem no samba (Victor Costa / Seleçao Universitária)  Foto: Estadão

O organizador do evento, Victor Kobayashi, vestia a camisa da seleção brasileira, deixando claro quem ele queria que ganhasse. Quando foi questionado sobre o resultado respondeu: "Sou brasileiro, então espero que o Brasil ganhe, mas não precisa ser de muito, 2 a 1 ou 3 a 2 está de bom tamanho".

Ele ainda reconheceu o agradecimento dos japoneses aos brasileiros. "O Japão desenvolveu muito o seu futebol graças aos brasileiros. O Zico é um grande ídolo la no Japão", afirmou.

Na hora em que subiu o som para os hinos nacionais, houve quem soubesse cantar os dois. Mas logo no começo, quando Neymar abriu o placar a felicidade foi geral. Os lances de mais perigo do Japão  arrancaram um tímido "uuuh", bem ao estilo japonês de torcer.

Publicidade

Nos gols de Paulinho e Jô, a mesma alegria na comemoração. O placar,  ainda que elástico, agradou a Kobayashi, " mesmo sendo 3 gols de diferença o jogo foi bom e o Brasil jogou bem."

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.