RUGBY é o novo esporte de projeto social em Fortaleza

brunoromano

04 de abril de 2012 | 16h08

Fundada em 2007, em Fortaleza, a Escola Beneficente Surf Moura Brasil (EBSMB) promove educação e esporte para crianças carentes da capital do Ceará. Reforço escolar e aulas de inglês e espanhol acompanham atividades de surf e capoeira. Agora, aos sábados, a molecada também começou a jogar rugby.

Quem toca essa nova experiência é o Centuriões Rugby Clube, equipe que já está acostumada a treinar nas areias da praia de Iracema. O projeto começou com as ideias do rugbier espanhol Jose Manuel, atleta do Cisneros, que visitava a cidade. Jose juntou a comunidade com o clube – e as crianças já estão pegando gosto pela bola oval.

O trabalho começa na sala de aula. Depois de ouvir sobre como funciona a conduta do rugby, a criançada desce o morro e se diverte na areia. Há cinco anos, Wagner Menezes coordena todas as atividades, neste mesmo esquema de trabalho, dentro do espaço da EBSMB.

Para enturmar o pessoal, o Centuriões aproveitou o segundo dia de projeto e pediu para que fosse escolhido um nome para o futuro time de jovens. Como nos contam os responsáveis pela equipe, no fim de semana seguinte já estavam definidos cores, escudo, capitão e nome. Querem ser chamados de “Conquistadores”. E já tem até um ritual parecido com o “haka” para antes das partidas.

Foto: Divulgação

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.