miltonpazzi
25 de novembro de 2010 | 14h50
SÃO PAULO – O regulamento do FIA GT1 World Championship é diferente do utilizado nos campeonatos como Fórmula 1 e Fórmula Indy, os mais populares do Brasil. A principal diferença são os carros, obviamente. Todos do tipo Gran Turismo (de onde vem a abreviação GT do nome), ou seja, carros de luxo e alto desempenho, projetado para serem dirigidos por longas distâncias e preparados para competição.
– CORRIDA – São duas corridas no fim de semana de evento: uma classificatória, no sábado, onde os pontos valem apenas para os três primeiros, e outra no domingo, a principal.
– PARADAS – Obrigatoriamente todas as equipes tem de fazer uma parada nos boxes para troca de pneus e de pilotos, entre os minutos 26 e 36 da corrida.
– GRID – O treino classificatório para definir o grid de largada é no mesmo sistema da F1: eliminatório.
– LASTRO – De acordo com a posição de largada, o carro tem mudança no lastro (contrapeso) padrão para a corrida de domingo: 1.º – mais 40 kg; 2.º – mais 30 kg; 3.º – mais 20 kg; 4.º – mais 10 kg; 5.º – fica como está (sem acréscimo de peso); 6.º – menos 10 kg; 7.º – menos 20 kg; 8.º – menos 30 kg; 9.º pata trás no grid – menos 40 kg.
– PONTUAÇÃO – É assim:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.