Como é a disputa nas corridas do FIA GT1 em 2010

SÃO PAULO - O regulamento do FIA GT1 World Championship é diferente do utilizado nos campeonatos como Fórmula 1 e Fórmula Indy, os mais populares do Brasil. A principal diferença são os carros, obviamente. Todos do tipo Gran Turismo (de onde vem a abreviação GT do nome), ou seja, carros de luxo e alto desempenho, projetado para serem dirigidos por longas distâncias e preparados para competição.

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Por miltonpazzi
Atualização:

- CORRIDA - São duas corridas no fim de semana de evento: uma classificatória, no sábado, onde os pontos valem apenas para os três primeiros, e outra no domingo, a principal.

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- PARADAS - Obrigatoriamente todas as equipes tem de fazer uma parada nos boxes para troca de pneus e de pilotos, entre os minutos 26 e 36 da corrida.

- GRID - O treino classificatório para definir o grid de largada é no mesmo sistema da F1: eliminatório.

  • A primeira sessão tem 20 minutos e os oito piores são eliminados (passam 16). Disputam os primeiros pilotos das equipes.
  • Já na segunda sessão são os segundos pilotos que entram na pista, para 15 minutos. Os oito piores são eliminados (classificam-se oito carros).
  • Na terceira e última sessão, apenas oito carros (com os primeiros pilotos) disputam a pole em 10 minutos.

- LASTRO - De acordo com a posição de largada, o carro tem mudança no lastro (contrapeso) padrão para a corrida de domingo: 1.º - mais 40 kg; 2.º - mais 30 kg; 3.º - mais 20 kg; 4.º - mais 10 kg; 5.º - fica como está (sem acréscimo de peso); 6.º - menos 10 kg; 7.º - menos 20 kg; 8.º - menos 30 kg; 9.º pata trás no grid - menos 40 kg.

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- PONTUAÇÃO - É assim:

  • Corrida classificatória (sábado): 1.º - 8 pontos; 2.º - 6; e 3.º - 4.
  • Corrida (domingo): 1.º - 25 pontos; 2.º - 18; 3.º - 15; 4.º - 12; 5.º - 10; 6.º - 8; 7.º - 6; 8.º - 4; 9.º - 2.

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