PUBLICIDADE

Dan Wheldon ganha as 500 milhas de Indianápolis - ou é JR Hildebrand que perdeu na última curva?

JR Hildebrand fica no muro e Dan Wheldon passa para vencer. Fotos: Michael L. Levitt/Divulgação

Por miltonpazzi
Atualização:

O inglês Dan Wheldon, pela equipe Bryan Hertha, entrou de novo para a lista dos campeões das 500 milhas de Indianápolis em 2011. E, desta vez, de forma completamente inesperada. Por isso, a dúvida em qual a melhor maneira de descrever o resultado: foi ele quem ganhou ou o americano JR Hildebrand, da Panther, que liderava e bateu na curva 4, a última do circuito, e deixou escapar a conquista da prova do centenário? Foi inacreditável.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A vitória de Wheldon, sua segunda nas 500 milhas (havia ganho em 2005) e por um carro e equipe que só disputam essa prova (a Bryan Hertha), o recoloca na disputa por uma vaga na temporada da Fórmula Indy. Chegou na frente premiado pelo erro do adversário, claro, mas estava lá perto por reunir o que todos apontam como fundamental para vencer: paciência e atenção. Não é só acelerar. E Hildebrand, como mostra o replay, foi passar um retardatário pelo lado de dentro da pista, sujo, e perdeu a direção do carro. Uma pena para ele.

Fica a menção honrosa para Tony Kanaan (KV-Lotus), com um ótimo quarto lugar. Para os outros brasileiros, dia ruim: 15.º - Vitor Meira (AJ Foyt), 17.º - Helio Castroneves (Penske), ambos uma volta atrás, e 21.º - Bia Figueiredo (Dreyer&Reinbold), esta a três voltas do líder. Em detalhes: Meira esteve bem, perto dos líderes, mas caiu de rendimento no final; Castroneves, longe de qualquer disputa pelas primeiras posições (seu carro balançava muito); e Bia não passou do bloco intermediário.

A corrida teve 23 trocas de líder, com dez pilotos diferentes na ponta, e 40 das 200 voltas sob bandeira amarela. Ótimos índices.

Um ponto positivo para o campeonato: quebrada a hegemonia da Ganassi em ovais. Mas vamos ver como isso se reflete na próxima etapa, no oval do Texas, em 11 de junho.

Publicidade

Você pode ler mais sobre as 500 milhas de Indianápolis de 2011 clicando aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.