Como é a disputa nas corridas do FIA GT1 em 2010

miltonpazzi

25 de novembro de 2010 | 14h50

SÃO PAULO – O regulamento do FIA GT1 World Championship é diferente do utilizado nos campeonatos como Fórmula 1 e Fórmula Indy, os mais populares do Brasil. A principal diferença são os carros, obviamente. Todos do tipo Gran Turismo (de onde vem a abreviação GT do nome), ou seja, carros de luxo e alto desempenho, projetado para serem dirigidos por longas distâncias e preparados para competição.

– CORRIDA – São duas corridas no fim de semana de evento: uma classificatória, no sábado, onde os pontos valem apenas para os três primeiros, e outra no domingo, a principal.

– PARADAS – Obrigatoriamente todas as equipes tem de fazer uma parada nos boxes para troca de pneus e de pilotos, entre os minutos 26 e 36 da corrida.

– GRID – O treino classificatório para definir o grid de largada é no mesmo sistema da F1: eliminatório.

  • A primeira sessão tem 20 minutos e os oito piores são eliminados (passam 16). Disputam os primeiros pilotos das equipes.
  • Já na segunda sessão são os segundos pilotos que entram na pista, para 15 minutos. Os oito piores são eliminados (classificam-se oito carros).
  • Na terceira e última sessão, apenas oito carros (com os primeiros pilotos) disputam a pole em 10 minutos.

– LASTRO – De acordo com a posição de largada, o carro tem mudança no lastro (contrapeso) padrão para a corrida de domingo: 1.º – mais 40 kg; 2.º – mais 30 kg; 3.º – mais 20 kg; 4.º – mais 10 kg; 5.º – fica como está (sem acréscimo de peso); 6.º – menos 10 kg; 7.º – menos 20 kg; 8.º – menos 30 kg; 9.º pata trás no grid – menos 40 kg.

– PONTUAÇÃO – É assim:

  • Corrida classificatória (sábado): 1.º – 8 pontos; 2.º – 6; e 3.º – 4.
  • Corrida (domingo): 1.º – 25 pontos; 2.º – 18; 3.º – 15; 4.º – 12; 5.º – 10; 6.º – 8; 7.º – 6; 8.º – 4; 9.º – 2.

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